Dê a uma mesa da IKEA uma aparência de madeira branqueada usando este ingrediente secreto

Pin
Send
Share
Send

Talvez você tenha a tabela de console ARKELSTORP da IKEA (como muitos de nós) e tenha considerado pintá-la para oferecer um pouco mais de força. Ou talvez você seja a mesa perfeita para o console ISO, mas parece que não consegue encontrar uma no orçamento que tenha a linda forma de meia-lua e o acabamento em madeira recuperada que você tanto procura. Entre no hack da IKEA que você nunca soube que sempre quis: cera de cal.

crédito: Trisha Sprouse

Usada como uma alternativa à madeira branqueadora - que clareia a cor - a técnica simples de esfregar e polir de calar cera é muito mais infalível e muito menos bagunçada ou nociva. Independentemente de chamá-la de cera, caiada ou cal, quando você esfrega cera de calagem nas ranhuras de madeira, ela destaca o grão e dá uma aparência incrivelmente branqueada ao sol à Restauração de hardware.

crédito: Trisha Sprouse

Como a tabela ARKELSTORP é de pinho maciço (não MDF), ela foi uma boa candidata a essa reforma, mas você pode aplicar esse método a qualquer móvel de madeira. O resultado será um showstopper rústico, porém refinado, que parece ter sido resistido pelos elementos por décadas, mas realmente levou apenas um fim de semana para você fazer.

Coisas que você precisa

  • Mesa consola IKEA ARKELSTORP

  • Gota de pano

  • Luvas de borracha e óculos de proteção

  • Gel para decapagem de tintas e vernizes (seguro para uso interno)

  • pincel

  • Espátula

  • Lã de aço ou esfregões

  • Espíritos minerais

  • Panos limpos e toalhas de papel

  • Escova de aço

  • Lixadeira orbital e pastilhas de grão grosso

  • Condicionador de madeira pré-mancha (opcional)

  • Mancha de madeira (opcional - usamos noz especial, carvalho resistido e carvalho dourado)

  • Shellac

  • Cera de calagem

crédito: Trisha Sprouse

Tira a mancha existente

Passo 1

Escolha uma área de trabalho com ventilação adequada e coloque um pano para proteger a superfície do piso. Você também vai querer usar luvas de borracha e óculos de proteção. Atenção: remover manchas é uma muito trabalho pegajoso.

Agite o frasco de gel descascador e, em seguida, pinte uma camada generosa em uma pequena seção da mesa. Não tenha medo de realmente fazer isso lá. É melhor dividir a mesa em quatro ou cinco seções pequenas para que você possa trabalhar com o gel removedor enquanto ele ainda estiver molhado.

Nota: Embora as instruções na garrafa digam para deixar o gel repousar por 30 minutos, eu achei que era muito facil raspar a mancha imediatamente após a aplicação do gel decapante. Se você deixar o gel ficar muito seco, ele fica escamoso e é muito difícil de remover.

crédito: Trisha Sprouse

Passo 2

Assim que você terminar de aplicar o gel de decapagem na primeira seção pequena da mesa, use uma espátula para raspar o máximo possível da mancha de madeira. Aplique pressão uniforme e raspe na direção do grão, mas tome cuidado para não estragar a madeira com a sua espátula. Achei útil segurar um prato de papel na borda da mesa, então tinha algo para pegar a mancha / gel antigo, mas um pedaço de papelão ou caixa vazia também funcionaria. Se alguma área secar antes de atingi-la, basta reaplicar um pouco mais de gel por cima e continuar raspando.

crédito: Trisha Sprouse

Etapa 3

Enquanto a espátula funciona bem para as porções mais planas da mesa, as esfregões de aço funcionam melhor para as pernas e o lábio curvado da mesa. Basta colocar um pouco de gel na seção que você está descascando e esfregar a área com uma esponja. Depois de perceber que a maior parte da mancha foi removida, mergulhe um pano ou toalha de papel em espíritos minerais e limpe-o. Esse método de alternar entre esfregar com gel e limpar com álcool mineral ao longo de cada seção pequena funcionou melhor para manter afastada a bagunça pegajosa.

crédito: Trisha Sprouse

Para pontos difíceis ou áreas difíceis de alcançar, mergulhe uma escova de arame no gel removedor e esfregue a área. Depois que a maior parte da mancha tiver sido removida, limpe bem a mesa com um pano e um pouco de álcool e depois seque-a.

crédito: Trisha Sprouse

Passo 4

Embora a remoção retire grande parte da mancha antiga, ela não retira tudo. Você ainda precisará lixar os pedaços restantes para recuperar a mesa com a madeira nua. Eu recomendo uma lixadeira elétrica para economizar tempo e sanidade, especialmente desde que notei que nenhuma quantidade de decapante, raspagem ou raspagem removeria a mancha na camada inferior da mesa. Ele deve ter sido revestido com um acabamento industrial para serviços pesados. Lixar manualmente, o que levaria horas!

crédito: Trisha Sprouse

Aqui está como era a mesa depois de descascar e lixar. Você notará que existem algumas áreas mais escuras perto dos cantos e nas pernas por onde parte da mancha antiga aparece, mas acho que isso melhorou o visual desgastado que eu estava procurando.

crédito: Trisha Sprouse

Aplique uma mancha de base

Passo 1

Como o pinho não possui um grão particularmente aberto, você precisará usar uma escova de arame para criar sulcos profundos na madeira que dão a aparência de um grão aberto. Você pode fazer isso esfregando vigorosamente o pincel na direção do grão de madeira. Faça isso em toda a mesa. Os sulcos são o que a cera de cal vai depositar para criar esse visual clareado pelo sol.

crédito: Trisha Sprouse

Passo 2

Use um pincel ou pano para aplicar o condicionador de madeira pré-mancha em toda a mesa. Isso ajudará a madeira a absorver a mancha de maneira mais uniforme e evita riscos e manchas. Deixe absorver por cerca de 10 a 15 minutos e depois limpe qualquer excesso.

crédito: Trisha Sprouse

Etapa 3

Mancha a madeira com a cor de base desejada. Você deve escolher uma mancha de cor média ou escura, pois a cera de cal não seria muito visível na madeira nua ou em uma mancha de cor clara. Eu queria que o pinheiro adquirisse mais qualidades de carvalho (inspirado no tutorial do Shades of Blue Interiors), então primeiro o manchei com uma camada muito leve de Minwax Special Walnut, que tem um tom marrom médio e quente.

Agite ou mexa bem a lata de madeira antes de aplicá-la. Simplesmente pinte uma camada leve em pequenas seções de cada vez e limpe imediatamente o excesso com um pano. Aqui está a aparência da metade da mesa com uma leve camada da mancha:

crédito: Trisha Sprouse

Para esfriar os tons quentes da mancha de noz e dar uma aparência mais desgastada, eu pintei uma camada leve de Minwax Weathered Oak, que tem uma tonalidade acinzentada, e limpei imediatamente o excesso. Você pode ver aqui como isso dá à mesa mais aparência da madeira recuperada. Deixe a mancha secar completamente por várias horas.

crédito: Trisha Sprouse

Passo 4

Para selar na cor da mancha, pulverize uma camada de goma-laca por toda a mesa. Como a mancha de madeira e a cera de calagem são à base de óleo, a goma-laca criará uma barreira para impedir que as cores da mancha de madeira e da cera de calagem se misturem. A goma-laca seca muito rapidamente (três aplausos por isso!), Então você só terá que esperar alguns minutos antes de passar para o próximo passo.

crédito: Trisha Sprouse

Aplique a cera de calagem

Passo 1

Mergulhe um pano limpo na cera de calagem (comece com uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez centavos) e lustre-o sobre a mesa. Realmente coloque-o nas profundezas da madeira e limpe qualquer excesso. À medida que a cera se instala nas ranhuras, ela cria uma bela aparência de madeira branqueada, mas ainda permite que a cor da mancha espreite.

Gorjeta: Se você preferir uma aparência mais sutil, caiada de branco, você pode diluir a cera de cal com aguardente mineral (ou diluente). Simplesmente misture os dois em uma tigela, pinte um teste em madeira de sucata e continue diluindo até obter o nível de opacidade desejado.

crédito: Trisha Sprouse

Aqui está a aparência da metade da mesa com a cera de calagem:

crédito: Trisha Sprouse

Passo 2

Opcional: Depois de revestir toda a mesa com cera de calagem, decidi que a cor precisava de uma toque mais calor, então misturei uma quantidade escassa de mancha de Minwax Golden Oak com a cera de calagem (cerca de 1/2 colher de chá de mancha + 1 colher de sopa de cera) para criar uma cera macia e cor de caramelo que daria à mesa um tom mais bege do que cinza . No entanto, se você estiver satisfeito com o tom mais frio, fique à vontade para pular esta etapa.

crédito: Trisha Sprouse

Apliquei a cera cor de caramelo da mesma maneira que a primeira camada - polindo-a levemente no grão de madeira com um pano e depois enxugando o excesso.

crédito: Trisha Sprouse

Gorjeta: Para um acabamento mais durável, você pode finalizar o acabamento da mesa com um verniz de cera para móveis (como este ou este), mas não é absolutamente necessário se a sua mesa não estiver em uma área de tráfego intenso.

Agora você tem uma mesa de console demilune incrivelmente branqueada pelo sol que parece mais um achado precioso de um passeio antigo do que uma mesa achatada na prateleira da IKEA.

crédito: Trisha Sprousecrédito: Trisha Sprousecrédito: Trisha Sprouse

Pin
Send
Share
Send