Dicas de manutenção para janelas deslizantes

Pin
Send
Share
Send

As janelas deslizantes estão entre as janelas mais fáceis de manter.

É preciso pouco esforço para manter as janelas deslizantes limpas e funcionando sem problemas. A faixa na qual a parte móvel da janela desliza precisa de limpeza e lubrificação periódicas, e a calafetagem pode precisar ser atualizada de vez em quando para evitar correntes de ar e condensação. Quando a condensação fica desmarcada, o crescimento de fungos resultante pode apodrecer partes das janelas de madeira. É fácil evitar isso, mas se a situação ficou fora de controle, o reparo geralmente é direto.

A maioria das tarefas de reparo, bem como o trabalho de limpeza do vidro, são facilitadas pelo fato de os caixilhos das janelas serem removíveis, portanto, a primeira tarefa de manutenção que você deve aprender é como tirar os caixilhos do quadro.

Remoção dos caixilhos

Alguns caixilhos se inclinam para fora do topo, outros para baixo.

Os caixilhos das janelas deslizantes se encaixam nos trilhos superior e inferior, como uma porta de chuveiro deslizante ou uma porta de desvio do armário. A faixa inferior (chamada de faixa de peitoril) geralmente possui um corredor que se encaixa em uma ranhura na parte inferior da faixa e, para remover a faixa da janela, é necessário levantá-lo desse corredor. O design da janela fornece cerca de 3/4 de polegada dentro da pista superior (chamada de faixa principal) entre a parte superior da janela e a superfície da pista, para que você possa fazer isso. Para remover uma faixa deslizante desse tipo, mova-a o suficiente para o centro da janela para agarrar as duas bordas, depois levante e incline a estrutura inferior para dentro, na sua direção. Quando a parte inferior limpa o quadro, abaixe a janela para liberar a borda superior da pista superior.

Algumas janelas deslizantes têm travas de inclinação que prendem a parte superior da faixa à faixa principal. Para remover a faixa de uma dessas janelas, deslize-a em direção ao centro, segure as duas bordas e puxe a trava de inclinação na borda externa da moldura da faixa para frente, em sua direção, enquanto a gira em 90 graus. Quando a parte superior da faixa estiver livre, incline-a em sua direção e levante para remover a parte inferior da janela da trilha do peitoril.

Sua janela pode ter uma faixa fixa que não desliza. Para tirar essa faixa da armação, geralmente é necessário remover os parafusos que a prendem às faixas da cabeça e do peitoril. Os parafusos geralmente estão localizados na borda da faixa, mais perto do meio da janela. Depois de retirar esses parafusos, a faixa deslizará e você poderá levantá-la da mesma maneira que retirou a faixa deslizante.

Removendo e substituindo telas

As telas do Windows têm molas metálicas para mantê-las no lugar.

É possível remover as telas das janelas deslizantes sem primeiro remover os caixilhos. A maioria das telas tem uma mola de tira de metal na parte superior da tela, ao longo dos lados e duas pequenas alças na parte interna do quadro. Segure uma das alças com cada mão e levante a janela ou mova-a para o lado até que ela limpe a moldura de um lado; depois incline a tela em direção à parte externa da janela e empurre até que a outra borda seja limpa. Segure firmemente na tela para evitar perdê-la ao vento, vire-a de lado e leve-a para dentro de casa. Agora você pode limpar com um detergente neutro ou consertá-lo conforme necessário.

Ao substituir a tela, insira o lado com a mola de faixa na trilha primeiro e empurre até a outra borda limpar o quadro. Empurre a tela para a pista e solte; a tensão da mola o manterá no lugar.

Manutenção básica: limpeza e lubrificação

crédito: Graham Architectural ProductsLimpe as faixas da cabeça e do peitoril com freqüência para manter a janela deslizando sem problemas.

Se os caixilhos das janelas são de madeira, vinil ou metal, geralmente há uma certa quantidade de metal nos trilhos, e eles enferrujam se você não o limpar e lubrificar regularmente. As janelas deslizantes não funcionam bem nos corredores enferrujados; portanto, para evitar que grudem, limpe os corredores a cada seis meses ou sempre que ficarem sujos. Esfregue um pano úmido ao longo dos corredores para pegar a sujeira perdida e use uma escova de dentes para forçar a sujeira entre os corredores. Após a limpeza, borrife um spray de silicone seco nos trilhos para fazer as janelas deslizarem sem esforço. O trilho principal não precisa de tanta manutenção quanto o trilho da soleira, mas não faz mal lubrificar os dois trilhos ao mesmo tempo. É mais fácil fazer isso se você remover os caixilhos, mas pode fazê-lo com os caixilhos no lugar. Basta deslizá-los para frente e para trás para distribuir o spray de silicone.

Manutenção específica do modelo

Crédito: Graham Architectural ProductsForce os rolos com uma chave de fenda na hora de substituí-los.

Algumas janelas deslizantes estão equipadas com rolos que deslizam ao longo da trilha do peitoril. Esses roletes se desgastam e precisam ser substituídos a cada poucos anos - a frequência exata dependerá de quanto você usa a janela. Para remover um rolo de seu alojamento, coloque uma chave de fenda atrás dele e force-a para fora. Para instalar a substituição, alinhe seu eixo com os entalhes na carcaça e empurre-o no lugar com o dedo.

As janelas corrediças de madeira geralmente têm um revestimento de vinil na parte externa para proteger a madeira do tempo. A madeira interna dura mais tempo se você a proteger com um acabamento de óleo penetrante ou verniz. O acabamento oferece a melhor aparência e proteção se você o renovar a cada poucos anos. Janelas de madeira são vulneráveis ​​à podridão em climas úmidos. Quando a podridão ocorrer, desenterre-a com um cinzel e preencha o vazio com massa de madeira epóxi.

Pin
Send
Share
Send