Como limpar mofo e bolor de decks de madeira

Pin
Send
Share
Send

Se você possui um deck - especialmente um em local sombreado ou úmido - deve aceitar que o molde faça parte do ecossistema. Crescerá se você usar pau-brasil, cedro ou deck tratado sob pressão e se pintará ou não a madeira. Se você deseja controlar mofo e bolor, é necessário limpar o convés periodicamente. A melhor coisa a usar não é alvejante à base de cloro, mas água pura e talvez um pouco de detergente.

Como limpar mofo e bolor de pavimentos de madeira

Preto e perigoso

Mais de um milhão de espécies de fungos habitam nosso planeta, e mofo é um termo que se refere a algumas delas. Os fungos precisam de umidade para crescer, e as tábuas que não recebem luz solar suficiente para secar fornecem bastante, juntamente com a celulose na qual algumas das espécies mais perigosas, como Stachybotrys chartarum, se alimentam. Esse mofo preto-esverdeado não só parece ruim, mas também deixa o convés escorregadio e inseguro, e os esporos que ele libera podem causar doenças respiratórias e reações alérgicas. Além disso, o mofo preto geralmente é acompanhado por fungos que comem madeira, que causam podridão que deteriora o seu convés.

Materiais de limpeza de moldes

Embora o alvejante elimine o mofo da superfície, existem razões para evitá-lo na maioria dos casos, e não menos importante é que é ruim para o meio ambiente e é tóxico para as plantas. A lixívia possui uma alta tensão superficial que impede que ela penetre na madeira e mate as raízes do molde incorporadas. O vapor pressurizado é a melhor maneira de tratar o molde do convés, mas, na ausência de vapor, uma boa lavagem com uma solução simples de limpeza é eficaz para a maioria das situações. O uso de uma lavadora de alta pressão é uma etapa opcional que pode acelerar a limpeza e o enxágue e ajudar a clarear a madeira antes de refazer um deck.

Como limpar o molde com uma lavadora de alta pressão

Você raramente precisa de mais de 1.500 psi de pressão para limpar um convés, e praticamente qualquer lavadora de alta pressão - mesmo uma elétrica de serviço leve - pode oferecer isso. Um bico de 40 ou 60 graus e uma pressão de 800 a 1.000 psi são padrão para a limpeza geral do convés. Você pode danificar facilmente a madeira usando muita pressão ou um bico muito estreito ou mantendo-o muito perto da superfície do convés.

Limpe as tábuas do deck sistematicamente, começando em um canto interno do deck e saindo. Use a mesma abordagem sistemática ao esfregar com uma solução de sabão. Enxágüe bem com uma mangueira de jardim após esfregar para remover todo o sabão, o que pode tornar o deck escorregadio.

Limpe sem uma lavadora de alta pressão

Para limpar o molde de um acabamento que você não deseja danificar, as melhores ferramentas são um balde contendo uma mistura de 1/3 de xícara de detergente para a roupa por galão de água e uma escova. Se o molde manchar a madeira, um limpador de convés contendo alvejante a oxigênio pode ajudar a remover as manchas.

Outra opção é o vinagre branco. Uma mistura de uma parte de água com uma parte de vinagre pode servir como um spray anti-mofo. Use um frasco de spray para embeber o convés. Bicarbonato de sódio também é uma opção; apenas tome cuidado para não misturar com vinagre, a menos que queira um projeto da feira de ciências da escola no seu convés traseiro. Uma vassoura ou uma escova com cerdas duras é a melhor opção para espalhar e esfregar. Misture uma xícara de bicarbonato de sódio com um litro de água morna e esfregue. Enxágüe com uma mangueira de jardim quando terminar.

Se você usar um limpador de convés com alvejante a oxigênio, talvez seja melhor seguir uma solução de branqueador compatível. O ácido nos branqueadores ajuda a equilibrar o alto pH dos produtos de limpeza com água sanitária, tornando a madeira mais estável para o acabamento.

Prevenção de mofo

A varredura frequente de seu deck é uma das melhores maneiras de impedir o crescimento de fungos. Ele dispersa as folhas e outros detritos nos quais o molde pode crescer e evita que os esporos que caíram no convés se enraízem. Também é essencial manter a madeira seca. Isso pode ser difícil nas partes do convés em sombra perpétua, mas você pode pelo menos manter as calhas em bom estado para evitar o escoamento. Ao varrer o convés, use uma espátula para limpar detritos entre as tábuas; isso melhora a drenagem e ajuda a manter os lados e a parte inferior das placas do deck secos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Madeiras com fungos e mofo - Boas dicas (Abril 2024).