O que é um carboidrato encontrado em uma parede celular de células vegetais?

Pin
Send
Share
Send

Os carboidratos são compostos orgânicos ou contendo carbono com a fórmula empírica CH2O, o que significa que a fórmula molecular de um carboidrato é um múltiplo dessa fórmula simples. A celulose é um carboidrato e um componente essencial das paredes celulares das plantas.

As paredes celulares das plantas contêm carboidratos como celulose.

Recursos

A celulose é um polissacarídeo, o que significa que é um polímero composto de subunidades de açúcar. As fibras de celulose são formadas a partir de cadeias de moléculas de glicose que podem ter centenas ou até milhares de unidades de comprimento. Essas cadeias ou fibras compõem a matriz resistente que fornece resistência e reforço estrutural para a parede celular da planta.

Estrutura

Como a celulose, o amido também é um polímero de moléculas de glicose. As diferenças entre os dois, no entanto, servem para explicar por que a celulose é muito mais forte - e, portanto, um componente melhor para as paredes celulares. No amido, todas as moléculas de glicose têm a mesma orientação, enquanto na celulose cada subunidade da glicose é "invertida" em relação aos seus vizinhos. Consequentemente, a estrutura da celulose - diferente da do amido - cria oportunidades para as cadeias adjacentes formarem ligações de hidrogênio entre si. Essas ligações de hidrogênio mantêm as cadeias unidas como os fios de uma corda de nylon, criando uma fibra resistente e resistente.

Fato engraçado

O algodão e o papel são feitos de celulose e a madeira é composta em grande parte (embora não inteiramente) de celulose. De acordo com Kimball's Biology Pages, a celulose é provavelmente a macromolécula mais abundante produzida pelos organismos vivos.

Pin
Send
Share
Send