Identificação da folha da árvore

Pin
Send
Share
Send

Os botânicos identificam árvores observando as características de suas folhas. Como existem muitos tipos de árvores, esse pode ser um processo demorado, que requer a ajuda de uma chave de folha ou de um guia de campo. Comece fazendo algumas observações simples. A árvore tem folhas ou agulhas? Como eles são moldados? Eles estão ligados em um padrão alternado ou oposto? Limite as possibilidades até você ter uma identificação.

Traços de folhas identificam a árvore.

Coníferas

Árvores, grandes plantas perenes lenhosas com um único tronco ereto e coroa bem definida, podem ser decíduas ou coníferas. Se a árvore tem folhas largas e planas que caem todo outono, é decídua. Se tiver agulhas sempre-verdes em seus galhos o ano todo, é conífero. Este é o ponto de partida para toda a identificação de folhas. Se a árvore for conífera, ela possui agulhas únicas, agrupadas ou escamosas. Agulhas únicas emergem de um ponto, como as agulhas de um abeto vermelho do Colorado. Se houver duas ou mais agulhas surgindo de um único ponto, a agulha está agrupada. O pinho escocês é um exemplo de conífera com agulhas agrupadas. Se as agulhas tiverem uma aparência de escala que se sobrepõem, são agulhas escamosas. Um exemplo é o cedro vermelho oriental.

Folhas decíduas

Existem muitos tipos de folhas decíduas. Eles podem ser simples (um oval básico, círculo ou triângulo), lóbulos (recortes perceptíveis nas bordas), compostos (compostos por folhetos menores que crescem ao longo de uma haste única), compostos duas vezes (folhetos pequenos que crescem ao longo da borda de um fino, secundário caule anexado ao caule principal) ou composto de palmato (folhetos emergindo de um ponto central comum no final de um caule). A identificação dessas características restringirá ainda mais a identificação.

Anexos

As folhas decíduas também são classificadas pela maneira como são presas a um galho. As folhas são opostas uma à outra ou alternam ao longo do caule? As folhas podem ser simples opostas (folhas simples unidas diretamente opostas umas às outras no galho), opostas em forma de lóbulo (folhas lóbulos unidas diretamente opostas uma à outra), composto oposto (grupos de folhetos opostos) ou composto palmate oposto (folhas palmadas opostas) entre si). As folhas alternativas podem ser alternativas simples, alternativa lobada, alternativa composta ou alternativa composta duas vezes.

Termos da folha

Familiarize-se com os termos das folhas ao identificar árvores. O seio é o recuo da borda de uma folha. O meio diafragma é a veia central, que tem veias menores se ramificando. Folhas com pontas de cerdas têm uma ponta pontiaguda. Um lóbulo é uma seção de uma folha. Uma margem é o contorno, e a base da folha é onde ela se liga ao pedúnculo. Os dentes são inchados ao longo da borda externa e folhas com dentes duplos apresentam inchaços em cada dente. Essas são todas as características a serem consideradas ao fazer uma identificação.

Chave da folha

Para identificar uma árvore por suas folhas, comece fazendo perguntas. É uma folha de coníferas (agulhas) ou de folha caduca (larga e plana)? Continue o processo de identificação observando a forma da folha e sua fixação no caule. Por exemplo, se a árvore for decídua, com uma simples fixação oposta à folha, uma forma oval, uma margem desdentada e a árvore tiver flores e frutos vermelhos, ela poderá ser identificada como um dogwood com floração oriental ou Cornus florida.

Pin
Send
Share
Send