Como remover manchas químicas de uma pia de aço inoxidável

Pin
Send
Share
Send

Você pode pensar que um material conhecido como "aço inoxidável" é totalmente imune a manchas de todos os tipos, mas esse simplesmente não é o caso do chamado aço inoxidável. Embora esse material seja certamente menos suscetível à descoloração da ferrugem do que o aço comum, o aço inoxidável definitivamente mancha.

O aço inoxidável é considerado com mais precisão como resistente a manchas, não totalmente impermeável a manchas.

O que permite que o aço inoxidável mantenha seu brilho por mais tempo do que outros tipos de aço é uma camada protetora de óxido de cromo em sua superfície. De fato, o óxido de cromo é um tipo de ferrugem, mas diferentemente do óxido de ferro - a forma de ferrugem com a qual a maioria das pessoas está familiarizada - a camada de óxido de cromo geralmente não descama e expõe mais do metal subjacente à corrosão. Essa camada de proteção facilita a remoção da maioria das manchas de aço inoxidável, desde que você não use o agente ou implemento de limpeza errado.

O que é aço inoxidável?

O aço comum é uma liga de metal. Seu componente principal é o ferro e também contém até 2% de carbono, juntamente com pequenas quantidades de outros elementos, como silício, fósforo, enxofre e oxigênio. Para criar aço inoxidável, os fabricantes incluem cromo na liga e uma boa quantidade também, de 10 a 30%. Eles também costumam adicionar outros elementos, como níquel e manganês, para aumentar a durabilidade e a trabalhabilidade. A combinação geralmente torna o aço inoxidável não magnético.

O cromo é um metal super duro que combina com o oxigênio para formar óxido de cromo. Este composto forma uma camada fina e contínua na superfície do aço inoxidável que evita corrosão adicional e também impede a formação de óxido férrico (ferrugem do ferro). Essa camada é auto-reparável e se reformará se você arranhar o metal.

Tipos de manchas e corrosão

Crédito: SYK CleaningHard água pode tornar uma pia de aço inoxidável turva.

O acabamento elegante e brilhante de uma pia de aço inoxidável pode ficar turvo ou ficar descolorido por vários motivos. Você pode se livrar da maioria dessas manchas, mas algumas são permanentes.

  • Água dura: Minerais em água dura podem se acumular em qualquer pia. Os depósitos de cálcio o tornam turvo, e o ferro dissolvido é responsável pelas manchas de ferrugem marrom que você encontra em muitos utensílios antigos de banheiro e cozinha.
  • Cloro e cloretos: O cloro causa um tipo de corrosão conhecido como pitting. Isso também se aplica aos cloretos, e o sal comum de mesa (cloreto de sódio) é um cloreto. Curtos períodos de exposição não são problemáticos, mas a exposição prolongada, como permitir que água salgada ou água que contém alvejante fique em uma pia de aço inoxidável, pode causar esse tipo de mancha, que é irreversível.
  • Corrosão bimetálica: Deixar água salgada parada em sua pia cria outro risco de manchas e corrosão. A água salgada é um eletrólito, o que significa que conduz eletricidade, e se algum implemento feito com um metal diferente, como o alumínio, também estiver na pia, a troca de elétrons entre os metais poderá corroer a pia.
  • Coloração ácida: Qualquer líquido com pH menor que 1,0 pode manchar o aço inoxidável. Um líquido com um pH tão baixo é um ácido muito forte para uso comum, mas certos produtos de limpeza à base de ácido sulfúrico podem se qualificar. Evite colocá-los na pia.
Algumas manchas são causadas por uma combinação de produtos químicos.
  • Coloração de ferro: Limpar a pia de aço inoxidável com lã de aço vai arranhá-la, mas esse não é o maior problema. Pedaços finos de ferro deixados na superfície do aço inoxidável podem reduzir a concentração de cromo e, quando cair abaixo de 10%, a pia enferruja. Você pode remover essa ferrugem e o ferro que a causou e, quando o fizer, a camada de óxido de cromo se reparará e evitará a formação de mais ferrugem.

Um procedimento geral de remoção de manchas

Você deve sempre verificar as recomendações de limpeza do fabricante para sua pia. A maioria recomenda este método simples de limpeza para a maioria das manchas:

  1. Misture o bicarbonato de sódio com o detergente para fazer uma pasta.
  2. Mergulhe uma esponja ou pano de microfibra na pasta para saturá-la. Você também pode usar uma escova de dentes velha.
  3. Limpe as manchas delicadamente e repetidamente, sempre seguindo as linhas de grão do metal, até que as manchas desapareçam.

Para cuidados gerais, lave a pia semanalmente com uma esponja ou pano e sabão ou outro produto de limpeza. Recomenda-se a limpeza de pós abrasivos macios, como Comet ou Bon Ami. Um distribuidor de pia sugere colocar a rolha na pia, derramar um pouco de refrigerante e usá-la para limpar o metal para obter um acabamento brilhante e cintilante.

Dicas

Verifique os ingredientes de qualquer produto que você usa. Se o produto contiver cloretos, seja cuidadoso ao enxaguar a pia após a limpeza, para evitar furos.

Livrar-se de manchas de cálcio e ferrugem

crédito: Kiwi Serviços: Esfregar com bicarbonato de sódio é o método mais frequentemente recomendado para limpar manchas.

Manchas de cálcio e ferro da água dura são difíceis de remover de qualquer pia. No entanto, a maioria sai com vinagre, que é ácido o suficiente para dissolver as manchas, mas não é ácido o suficiente para danificar a pia. Uma boa maneira de usá-lo é borrifar o vinagre na pia após a limpeza com o bicarbonato de sódio e a pasta de sabão, mas antes de enxaguar. Isso fará com que o bicarbonato de sódio borbulhe, o que é divertido de assistir e, quando você limpar a pasta e enxaguar depois de 20 minutos, as manchas deverão desaparecer.

É um pouco mais difícil remover manchas de ferrugem resultantes de arranhões com palha de aço ou outro utensílio de limpeza abrasivo metálico. A solução mais fácil é limpar com um limpador que contenha ácido oxálico, como o Barkeeper's Friend. Se você preferir um método DIY, faça uma pasta com vinagre e detergente para a roupa, cubra a mancha e deixe a pasta descansar por uma hora ou duas. Pulverize a pasta com mais vinagre, se secar. Quando você limpa a pasta, a ferrugem deve desaparecer, mas você ainda terá que enxaguar e limpar a pia completamente para remover todos os pequenos fragmentos de metal que causaram a ferrugem.

Dicas

Além de evitar palha de aço e produtos de cloro ou cloreto, você nunca deve usar limpador de forno para limpar sua pia. Ele contém soda cáustica, um ingrediente em muitos limpadores de drenagem de força industrial, que é tão ruim para o acabamento quanto um ácido forte.

Evite deixar utensílios de cozinha de ferro fundido de molho em uma pia de aço inoxidável. Pequenos pedaços de ferro podem migrar pela água e causar manchas de ferro na pia.

Pin
Send
Share
Send