Quão rápido o molde cresce em plástico?

Pin
Send
Share
Send

O mofo é um fungo fétido e potencialmente perigoso, mais comumente associado a materiais porosos como madeira, gesso, rejunte e tecidos. Sob as condições certas, porém, o molde também pode crescer em materiais semi-porosos e não porosos, como vidro, metal e também plástico. A velocidade com que o molde cresce no plástico depende de vários fatores.

Quantidade de umidade

Para o molde crescer, a umidade deve se apresentar na superfície plástica. Como alguns plásticos, como cortinas de chuveiro, são semi-porosos; enquanto outros, como recipientes para alimentos, não são porosos; nem todos os plásticos podem crescer mofo com a mesma eficiência ou rapidez. Como uma superfície semi-porosa pode reter a umidade por longos períodos de tempo, enquanto uma superfície não porosa não retém a umidade, o mofo pode crescer muito mais facilmente com a primeira. Para que uma superfície não porosa cresça mofo, ela deve ter uma fonte consistente de umidade, como uma poça de água deixada por um longo período de tempo.

Quantidade de nutrientes

O mofo também não crescerá em plástico, a menos que tenha uma fonte de nutrientes. Como o plástico não fornece nutrientes naturais, como a celulose, para esporos de mofo, o mofo deve se apoiar em partículas antigas de alimentos, sujeira ou solo para fornecer nutrientes suficientes. Por exemplo, ele pode crescer dentro de um recipiente de plástico onde permanece um resíduo de comida apodrecida ou dentro de uma garrafa de água de plástico usada que não foi lavada. Quanto mais solo e resíduos orgânicos estiverem presentes, mais rápido o molde poderá crescer.

Outros fatores

Outros fatores também determinam a velocidade com que o molde pode crescer no plástico. Por exemplo, se o ambiente tiver pouca circulação de ar, como pode ser o caso de um tapete de banho em um banheiro sem janelas ou alta umidade, como uma ferramenta de jardinagem de plástico deixada em um quintal úmido, o mofo pode germinar mais rapidamente do que se o plástico O objeto está localizado ao ar livre sob os claros e próximos raios de luz solar. A limpeza do ambiente geral também desempenha um papel, porque a sujeira e a poeira do ar podem assentar no plástico, fornecendo solo adicional e possivelmente esporos de mofo adicionais. A temperatura desempenha um papel, uma vez que o molde cresce mais lentamente a baixas temperaturas.

Velocidade específica de crescimento

Se todas as condições necessárias existirem, incluindo a existência de sujeira e umidade excessiva na superfície do plástico, bem como uma construção porosa no plástico, o molde pode começar a crescer em menos de 24 a 48 horas. Como o plástico, mais uma vez, não fornece as condições ideais de crescimento, o mofo geralmente não coloniza, multiplicando-se para cobrir uma grande área de superfície, mas ainda pode germinar e produzir fumaça e até toxinas. Como resultado, você deve manter todos os objetos de plástico limpos e secos para evitar o crescimento de fungos.

Pin
Send
Share
Send