O objetivo de um tubo de secagem de cloreto de cálcio

Pin
Send
Share
Send

Certas experiências em química orgânica envolvem reações que devem ser realizadas na ausência de água. Infelizmente, o ar contém umidade. A solução para este problema é um tubo de secagem.

Tubos de secagem são úteis para certas experiências em química orgânica.

Cloreto de cálcio

O cloreto de cálcio anidro é um composto muito higroscópico, o que significa que absorve facilmente a água. Pode até dissolver-se, de fato, na água que absorve da atmosfera circundante. Os grânulos de cloreto de cálcio em um tubo de secagem atuam como dessecantes ou agentes secantes, removendo a umidade do ar que flui através deles.

Recursos

Um tubo de secagem de cloreto de cálcio contém pellets de cloreto de cálcio na parte superior e inferior, mantidos no lugar por tampões feitos de lã de vidro. À medida que o ar flui através da lã e do cloreto de cálcio, ele é umidificado para que o ar que entra na câmara de reação contenha pouca ou nenhuma umidade.

Significado

Uma reação envolvendo gases pode potencialmente quebrar um vaso selado; pode não ser desejável, no entanto, permitir que a umidade do ar entre na câmara. Um tubo de secagem alivia a pressão dentro do vaso de reação, permitindo que os gases escapem, impedindo a umidade de contaminar os reagentes.

Pin
Send
Share
Send