Como cultivar azáleas a partir de estacas

Pin
Send
Share
Send

A produção de uma nova azálea (Rhododendron spp.) A partir de estacas cria uma nova planta com as mesmas características de sua progenitora. A reprodução de azáleas a partir de mudas é frequentemente a única maneira de duplicar o estilo de uma planta em particular, uma vez que muitas azáleas são plantas hibridizadas que não conseguem reproduzir as mesmas características da semente. As espécies de azálea, como a azálea de chama (Rhododendron calendulaceum), geralmente têm uma faixa de crescimento estreita. As azáleas de chama crescem nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 5 a 7.

Crédito: Lohvyniuk / iStock / Getty Images Pote de azáleas cor de rosa

Melhores estacas de azálea

O cultivo de azáleas sempre-verdes a partir de mudas é tipicamente muito mais bem-sucedido do que seus pares decíduos. Durante o verão, após o novo crescimento da primavera começar a endurecer e ficar marrom, é o melhor momento para fazer um corte de azálea. As mudas mais viáveis ​​vêm de plantas saudáveis ​​que não são estressadas por desnutrição, danos por insetos ou doenças. Um ramo de azálea em crescimento que é marrom, mas ainda flexível de 15 a 20 cm da ponta com várias folhas saudáveis ​​é o candidato ideal. Mergulhar as lâminas das suas tesouras de corte em álcool e secá-las ao ar é uma maneira eficaz de evitar a introdução de doenças na sua azálea e no corte.

Preparando o recipiente

A extensão cooperativa da Universidade Clemson recomenda iniciar estacas de azálea em uma mistura de turfa e perlita em partes iguais. Molhar o solo antes de inserir um corte de azálea incentiva o enraizamento e ajuda a manter o corte hidratado. Você pode usar qualquer recipiente de plantio grande o suficiente para segurar as estacas limpas e com orifícios de drenagem. Você pode esterilizar os recipientes usados ​​lavando-os com uma solução de 1 parte de alvejante para 10 partes de água.

Preparando estacas de azaléia

A remoção das folhas da metade inferior do corte reduz a quantidade de nutrientes e água que ela perde antes de estabelecer raízes. Deixe pelo menos duas folhas perto da ponta do corte. Aparar o caule logo abaixo do ponto em que a primeira folha anexada ao corte remove o excesso de material que não pode formar raízes. Mergulhar o terço inferior do corte aparado em um hormônio de enraizamento energético melhora sua capacidade de gerar novas raízes. Bata suavemente na haste do corte para remover o excesso de hormônio de raiz depois de mergulhá-lo.

Plantando estacas de azaléia

Muitas vezes, as mudas não criam raízes, mas plantar várias mudas ao mesmo tempo aumenta as chances de pelo menos uma delas. As estacas de azaléia precisam de 2 a 3 polegadas de espaço entre a borda do recipiente e outras estacas para prosperar. Insira cada corte no solo até que o terço inferior do caule esteja coberto e firme firmemente o solo ao redor da base do corte para evitar que caia.

Cuidar de estacas de azaléia

As mudas não podem repor a água que perdem até formarem novas raízes. Manter um alto nível de umidade ao redor das folhas das mudas ajuda a reduzir a perda de água, impedindo a secagem das mudas. Você pode aumentar a umidade ao redor de um corte de azálea embaçando suas folhas com água e cobrindo-a com um saco plástico transparente ou com a metade inferior cortada de uma garrafa plástica de 2 litros. Uma vez que o corte desenvolve raízes, a tampa de plástico pode ser removida. Quando o corte desenvolve resistência a um puxão suave, suas raízes começam a crescer. Até que as raízes tenham tempo para se estabelecer completamente, o corte precisa de rega regular e leve para impedir que o solo ao redor das raízes seque.

Manuseio seguro

Quase todas as partes das plantas de azálea são tóxicas quando consumidas. Usar luvas enquanto trabalha com aparas e lavar as ferramentas e as mãos depois de terminar ajuda a evitar casos de envenenamento acidental. Evite comer ou manusear alimentos enquanto estiver trabalhando com os estacas.

Pin
Send
Share
Send