As vantagens da hibridação de plantas

Pin
Send
Share
Send

Os seres humanos podem interferir nos processos naturais de reprodução das plantas, a fim de criar o que é chamado de híbrido. Esses híbridos são selecionados para reunir características benéficas das plantas-mãe. Há uma grande variedade de vantagens da hibridação. No entanto, a criação seletiva tem prós e contras, os quais devem ser abordados.

As vantagens da hibridização de plantas são as seguintes:

O que é hibridação de plantas?

Hibridação de plantas refere-se a um processo de interferência no processo natural de melhoramento de plantas. Geralmente é a criação deliberada de duas variedades diferentes dentro da mesma espécie de planta e é algo chamado criação seletiva. O pólen masculino é artificialmente transferido para o pistilo feminino e uma semente é formada. O melhoramento seletivo ou hibridação de plantas é geralmente realizado para combinar características positivas de duas variedades diferentes de plantas. Os méritos das variedades híbridas de plantas devem, portanto, compensar os méritos de qualquer planta "progenitora".

Vantagens da criação seletiva

Plantas híbridas geralmente são mais vigorosas e crescem mais rapidamente do que outras plantas. Isso pode ser ótimo para quem trabalha na agricultura, pois pode colher colheitas maiores e ganhar mais dinheiro.

Esses tipos de plantas também são mais resistentes a muitas doenças e aflições, que afetam as plantas-mãe. Fungos, bactérias e vírus podem destruir culturas inteiras. A doença é um problema tão grande para as plantas que algumas criações seletivas são feitas com o objetivo de criar cepas mais resistentes a doenças.

De maneira semelhante, as plantas híbridas podem ser menos suscetíveis a condições de crescimento problemáticas. As plantas podem ser criadas para serem mais tolerantes com pouca água ou com temperaturas extremas. Muitas sementes vendidas para hortas domésticas são produzidas seletivamente para facilitar o crescimento, essencialmente.

Para plantas que não estão sendo cultivadas para alimentação, a criação seletiva pode ser útil para criar uniformidade. As plantas serão, portanto, percebidas como mais atraentes. As plantas podem até ser seletivamente criadas para produzir características visualmente mais atraentes, como flores maiores ou mais coloridas.

A criação seletiva também é uma maneira muito mais segura de manipular plantas do que através da modificação genética, comumente conhecida como OGM. É mais um processo de acelerar a evolução, em vez de substituí-la completamente.

Problemas potenciais

Um dos principais problemas que as pessoas têm com a criação seletiva é que ela pode contribuir para a perda de variedade. Isso dá pouco espaço para expansão evolutiva das plantas ainda mais no futuro.

Alguns criticam a criação seletiva, pois não leva em conta a mutação genética. Só pode maximizar boas características, em vez de remover más. Portanto, no futuro, toda a espécie de planta pode acabar com a mesma característica ruim, o que pode levar à extinção da espécie. Uma depressão na diversidade genética também pode causar mutação genética.

Pin
Send
Share
Send