Você pode manchar madeira compensada?

Pin
Send
Share
Send

A madeira compensada é um dos materiais mais comuns encontrados nas casas, principalmente nas casas construídas após a Segunda Guerra Mundial. Na sua essência, o compensado é um laminado altamente processado feito de lascas de madeira e cola. O contraplacado liso e de madeira é feito com um verniz que disfarça as bandas cruzadas de lascas de madeira por baixo. Embora a madeira compensada possa ser tão cara quanto a madeira comum e tenha um belo grão de madeira que você provavelmente não iria querer cobrir com manchas, o folheado de madeira compensada lisa é expressamente projetado para permitir manchas e envernizamentos. A madeira compensada é diferente da madeira comum, no entanto, assim como o processo de coloração.

Crédito: wabeno / iStock / GettyImages

Como manchar madeira compensada lisa

  1. O primeiro passo é lixar a superfície do compensado. Isso pode ser feito com uma lixadeira orbital que tenha um encaixe de lixa de grão médio. Você também pode lixar com um bloco de lixa manual se a área a cobrir não for muito grande.
  2. Quando a lixagem estiver concluída, limpe o folheado, limpando todas as partículas de poeira que possam ter se acumulado e remova quaisquer lascas que possam ter sido criadas ao longo das bordas da madeira.
  3. Em seguida, cubra o compensado completamente em uma camada de primer à base de solvente, pintando em pinceladas longas com um pincel. Certifique-se de pintar o primer uniformemente na superfície do compensado. Deixe o primer secar. Isso ajudará a cor da mancha a permanecer uniforme o tempo todo.
  4. Quando o primer estiver totalmente seco, você poderá aplicar a primeira camada de mancha, pintando-a com os mesmos traços longos que fez com o primer. Geralmente, as instruções do fabricante recomendam deixar a primeira demão secar durante a noite.
  5. Na manhã seguinte, dê uma olhada no estado da mancha. Se você deseja fazer uma mancha mais profunda, pode aplicá-la novamente da mesma maneira que a primeira demão.
  6. Depois de atingir a profundidade ideal da mancha e deixar secar, limpe a superfície do compensado com um pano. Isso irá limpá-lo antes de aplicar a camada final de selante.
  7. Aplique uma camada de selante, como poliuretano, e deixe secar por pelo menos oito horas antes de usar o compensado ou colocar qualquer coisa em sua superfície.

Dicas

Mantenha um pano à mão para limpar qualquer excesso de mancha o mais rápido possível. Ao pintar o compensado, a mancha pode se acumular nos cantos ou nas bordas da superfície em pedaços. Limpar todos os pedaços imediatamente ajudará a madeira a obter uma mancha uniforme por toda parte.

Pin
Send
Share
Send