O que fazer se a sua casa inundar

Pin
Send
Share
Send

O perigo de inundação é uma ameaça constante para quem vive em áreas costeiras ou ao longo de rios ou córregos.

Embora as causas das mudanças climáticas sejam discutíveis e tema de debate político, poucas pessoas contestarão que nos últimos anos houve um número crescente de pessoas lidando com inundações domésticas causadas por uma variedade de eventos climáticos. Em 2019, o centro dos Estados Unidos sofreu fortes inundações devido a uma quantidade incomum de chuva no inverno, e as inundações continuam sendo um fato da vida dos americanos nas comunidades costeiras do sul e em outras áreas baixas durante a temporada de furacões. Também pode ser um perigo anual na primavera para muitas pessoas que vivem ao longo de milhares de quilômetros de rios e córregos que formam as bacias hidrográficas do continente.

A natureza não é responsável por todas as inundações. Às vezes, é um vazamento de encanamento. Qualquer que seja a causa, o acúmulo de água cria várias situações perigosas. A água geralmente é insalubre e, durante um desastre natural, geralmente é cheia de patógenos e até pequenos animais, como cobras e ratos. Água suja conduz eletricidade, e qualquer conexão exposta na fiação pode transformar uma casa inundada em risco de choque.

Crédito: Bird Dog PlumbingAlgo tão simples quanto um cano estourado pode causar uma inundação.

Seja causado pela natureza ou por uma falha nos sistemas mecânicos de uma casa, a resposta de um proprietário imediatamente após uma enchente pode ser literalmente um caso de vida ou morte, mas mesmo que as coisas não sejam tão sérias, a ação apropriada atenua mais danos e agiliza o processo de reconstrução. Aqui estão algumas recomendações importantes para ações apropriadas após uma inundação da FEMA, da Cruz Vermelha e de outras autoridades.

Busque um terreno mais alto

No caso de um tsunami ou uma inundação repentina, o conselho para procurar terreno mais alto faz sentido eminente, mas você deve segui-lo mesmo em um desastre menor, como uma inundação no porão de um backup séptico. Há duas boas razões:

  • A água provavelmente está poluída. A água que sai de canos quebrados pode conter esgoto, e a água que vem de fora geralmente transporta vermes.
  • Água suja pode conduzir eletricidade. Quando ocorre uma inundação, geralmente ocorre danos aos sistemas elétricos, e qualquer fio exposto que entra em contato com a água a energiza. Se você caminhar pela água, seu corpo fornece um caminho de terra, e a eletricidade pode passar pelo seu coração e impedi-lo.

"Terreno mais alto" é um termo relativo. Em uma inundação no porão, terrenos mais altos podem ser os andares superiores da sua casa, mas em uma grande inundação, você pode precisar procurar terrenos mais altos na casa de um vizinho, no telhado de sua própria casa ou em algum lugar completamente fora do bairro.

Desligue o gás e a eletricidade

Se ocorrer uma inundação no porão ou em qualquer outra sala da casa, desligue os disjuntores no painel de serviço principal que controla a sala. Quando uma inundação afeta a casa inteira, você deve desligar o disjuntor principal do painel, bem como todos os disjuntores de derivação. Faça isso mesmo se a energia acabar, para garantir que ninguém fique chocado se a energia for restaurada repentinamente.

A água da enchente é perigosa quando é alta o suficiente para submergir tomadas elétricas.

Se você não conseguir acessar o painel sem andar pela água, calce botas de borracha que cobrem as pernas. A borracha é um isolador elétrico e o protege contra choques, desde que as botas sejam altas o suficiente para manter todo o corpo fora da água.

Você também deve localizar a válvula principal de suprimento de gás e, se puder acessá-la, desligue-a. Isso evita que o gás que poderia vazar dos tubos rompidos se acumule dentro da casa e crie um risco de explosão.

Dicas

Você pode precisar de uma chave para tubos para girar a porca na válvula de gás. Prepare-se para um desastre, incluindo uma chave inglesa com seus suprimentos de emergência.

Aguarde e ligue para obter ajuda

Em caso de inundações severas, geralmente é mais seguro esperar por ajuda do que tentar escapar por conta própria.

Quando tiver certeza de que todos da sua família estão seguros, pelo menos por enquanto, ligue para o 911 para alertar as autoridades. Se você estiver preso nos andares superiores de sua casa, aguarde a resposta dos socorristas para ajudá-lo a evacuar. Não tente nadar ou ir embora e não tente dirigir seu carro. As águas da enchente geralmente têm correntes poderosas que podem varrer você; um aumento de 1 pé pode ter energia suficiente para derrubar seu carro.

Retornando à sua casa após uma enchente

O processo de recuperação após uma grande enchente é longo e caro, e você precisará registrar uma reclamação junto à sua seguradora; portanto, ligue para a empresa o mais rápido possível. Se você é um inquilino, ligue para o seu senhorio assim que for possível.

Após uma inundação, é importante secar as coisas o mais rápido possível.
  • Recuperar itens pessoais. Nem tudo valerá a pena salvar, mas quanto mais cedo você conseguir os itens que deseja salvar da água e para um local seco, maiores serão as chances de recuperá-los. Mesmo algumas peças de móveis de madeira maciça podem ser recuperadas se você as colocar em condições secas com rapidez suficiente.
  • Tirar fotos. Sua reivindicação será agilizada se você tiver fotos para documentar os danos. Tire o máximo de fotos possível e verifique se as tags de data estão ativadas na câmera que você usa. Depois de ter esta documentação, é necessário tomar medidas para proteger sua casa e impedir que mais danos ocorram.
  • Remova a água para que as coisas possam secar. Quanto mais rápido você bombear água para fora da casa, menor a chance de registro de água, crescimento de mofo e empenamento. Use uma bomba de depósito para bombeamento geral e um aspirador de pó ou um balde para remover a água de pequenas áreas.
  • Restaure os utilitários quando toda a água acabar. Mesmo se você não puder ficar em casa, precisará de luz para continuar o processo de limpeza e de eletricidade para alimentar os ventiladores para acelerar o processo de secagem.
  • Desinfetar para impedir o crescimento de fungos. O mofo é um grande problema após uma enchente, e você não poderá limpar tudo imediatamente. No entanto, você pode obter uma vantagem rápida pulverizando o molde ativo com uma solução de lixívia a 10%, que é 1 parte de lixívia para 10 partes de água. Suspeite de mofo se alguma parede parecer descolorida ou cheirar a mofo.

Dicas

O trabalho real de remediação do molde envolve a lavagem física com detergente e água, e você pode precisar de ajuda profissional para isso. A desinfecção logo após uma inundação pode limitar o crescimento de fungos e tornar o trabalho de remediação mais fácil e menos dispendioso.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: NOSSA CASA ALAGOU INTEIRA! todos os cômodos (Março 2024).