Por que a amônia doméstica e o vinagre são usados ​​como agentes de limpeza?

Pin
Send
Share
Send

Amônia e vinagre são dois materiais de limpeza comumente usados. Eles funcionam porque podem limpar uma grande variedade de superfícies de forma eficaz e porque não contêm muitos produtos químicos perigosos. Os princípios químicos básicos explicam como eles limpam sua casa e não custam muito para produzir.

Amônia e vinagre são frequentemente usados ​​como produtos de limpeza.

Vinagre

O vinagre é criado por fermentação, que transforma açúcares naturais em ácidos. Essa qualidade ácida permite decompor graxa, germes e partículas de alimentos mofados, cortando-os muito rapidamente. Os supermercados vendem vinagre com uma quantidade específica de conteúdo ácido, conforme determinado pelo governo federal. A Food and Drug Administration exige uma acidez de pelo menos 4%, e a maioria das marcas comerciais varia entre 4 e 7%. Ainda é uma mistura poderosa, e você pode cortar o vinagre com água enquanto ainda faz uma forte solução de limpeza.

Amônia

A amônia é um produto alcalino ou básico, que é o oposto de um produto ácido, como o vinagre. Aparece naturalmente no solo, surgindo naturalmente da decomposição da matéria orgânica. Embora seja alcalino e não ácido, possui propriedades corrosivas que, como o vinagre, podem quebrar a graxa e a sujeira muito rapidamente. Como o vinagre, ele pode ser misturado com água, permitindo que você dilua sua força para se adequar à tarefa em questão. Os produtos comerciais de limpeza de amônia geralmente misturam a amônia com água e contêm cerca de 5 a 10% de amônia pura.

Segurança

O vinagre é biodegradável e não prejudica o meio ambiente. De fato, muitos tipos de vinagre são comestíveis, o que aumenta sua conveniência como produto de limpeza. A amônia traz algumas preocupações adicionais de segurança; em altas concentrações, pode queimar carne e olhos. Seu uso também cria fumaça, que pode causar irritação na garganta e pulmões. Sempre use amônia em uma área bem ventilada - com as janelas abertas, se possível - nunca misture amônia com água sanitária; isso pode causar uma reação perigosa. Algumas pessoas preferem o vinagre à amônia como agente de limpeza, porque é mais seguro.

Mistura

Embora não exista perigo real na mistura de amônia e vinagre, geralmente é contraproducente. Como o vinagre é ácido e a amônia básica, eles se cancelam, criando essencialmente água salgada e roubando os dois componentes de suas propriedades de limpeza.

Pin
Send
Share
Send