Como formar um meio-fio e calha de concreto usando madeira

Pin
Send
Share
Send

Os lancis e calhas são simples em design e complexos em construção. Um meio-fio é um pequeno muro de concreto, geralmente com cerca de 15 cm de altura, que forma uma barreira entre um quintal e uma rua. Uma sarjeta é uma laje de concreto que fica ao lado do meio-fio que drena a água do quintal. Freios e calhas geralmente são construídos como uma unidade e geralmente são os elementos finais no desenvolvimento residencial antes das ruas serem pavimentadas. A formação de lancis e calhas requer muita madeira e alguma habilidade precisa.

Passo 1

Escavar a área do meio-fio e sarjeta com uma pá ou escavadeira mecânica a 30 cm de profundidade para permitir uma base de cascalho de 10 a 15 cm e uma camada de concreto de 15 cm. Aperte firmemente a sujeira com uma calcadeira ou compactador mecânico, depois deite a base de cascalho e compacte-a solidamente. A base deve ser a largura combinada do meio-fio e da sarjeta, geralmente cerca de 18 polegadas.

Passo 2

Crie os formulários com placas 2 por 12 para a parte de trás do meio-fio e placas 2 por 6 para a frente do meio-fio e a borda frontal da sarjeta. Coloque as tábuas na borda e prenda-as na vertical com estacas de madeira enfiadas no chão com um martelo atrás delas. Revista placas de forma com óleo de cozinha ou material similar para impedir que o concreto adira a elas. Limpe o selador usando panos.

Etapa 3

Complete o meio-fio instalando uma placa de 2 por 6 na altura do meio-fio traseiro 6 polegadas acima da parte superior da sarjeta. Coloque espaçadores de madeira ou metal, revestidos com óleo para que não adiram ao concreto, a cada 6 pés para manter as placas frontal e traseira separadas por 15 cm. Prenda as duas pranchas juntas para prender os espaçadores no lugar usando grampos de metal ou pranchas de 1 por 2 pregadas nas partes superiores das calçadas, em torno de cada pé. Você está construindo uma caixa com o fundo aberto e o topo conectado pelos grampos ou placas. Certifique-se de que todas as placas de formulário estejam bem posicionadas e niveladas.

Passo 4

Despeje concreto nas formas a partir de um carrinho de mão ou bico de caminhão de concreto, pressionando-o firmemente em todas as partes do formulário com uma placa. Despeje o lado da sarjeta com o nível de concreto com a parte superior do formulário. Despeje o lado do meio-fio na parte superior das formas do meio-fio. Depois que o concreto endurecer, remova a placa de meio-fio frontal e alise as superfícies de meio-fio e sarjeta com uma espátula e ferramentas especiais de acabamento de concreto que moldam as arestas do meio-fio. Crie juntas de expansão na sarjeta com uma ferramenta de acabamento que faz recuos onde quer que os espaçadores foram colocados na forma de meio-fio. Remova os espaçadores e encha essas juntas com argamassa de concreto. Remova as calhas da frente e do meio-fio depois que o concreto estiver completamente assentado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Forma manual de canaleta de concreto (Abril 2024).