Por que um desumidificador não desumidifica

Pin
Send
Share
Send

Os desumidificadores funcionam da mesma maneira que os condicionadores de ar. Ambos contêm serpentinas de refrigeração que causam a condensação da umidade do ar úmido. De fato, o engenheiro americano Willis Carrier estava realmente procurando uma maneira de controlar a umidade quando inventou o ar condicionado moderno. A principal diferença entre um desumidificador e um ar condicionado é que um desumidificador reaquece o ar que passa por suas serpentinas de refrigeração antes de soprá-lo de volta para a sala.

Ao remover a umidade do ar, os desumidificadores ajudam a controlar o mofo e outros patógenos.

Quando um desumidificador não funciona e pára de remover a umidade do ar, os filtros são a primeira coisa a verificar, porque podem estar impedindo o fluxo de ar. Também é possível que as bobinas precisem de limpeza ou degelo. Esses reparos podem ser feitos por você mesmo, mas corrigir problemas com o sistema de refrigeração, como vazamentos e mau funcionamento do compressor, é um trabalho para um técnico de refrigeração licenciado.

Como funciona

Se você consegue entender um ar condicionado ou uma geladeira, pode entender um desumidificador. O resfriamento é fornecido pela mudança de estado de um produto químico inerte chamado de refrigerante. O condensador comprime esse refrigerante em seu estado líquido e o força através de uma pequena abertura a um sistema de bobinas. À medida que o refrigerante passa pela abertura, ele se vaporiza, o que é uma reação endotérmica que extrai calor do ambiente. O resfriamento repentino condensa a umidade do ar ao redor das bobinas. A condensação se acumula nas bobinas e escorre para um sistema de drenagem, reduzindo a umidade do ar que sai do aparelho.

Verifique os filtros

A eficácia desse processo depende do fluxo de ar ao redor das bobinas. Se o ar não puder entrar na câmara em que as bobinas estão localizadas ou não puder sair, a umidade ao redor do aparelho não será alterada.

Muitos desumidificadores têm dois filtros - um no lado da entrada e outro no lado da saída. Remova os dois filtros e limpe-os periodicamente com água e sabão - ou substitua-os - para manter o aparelho funcionando da melhor forma possível. Pode ser necessário consultar o manual para determinar como acessar os filtros. Se você não possui um manual, pode encontrá-lo no site do fabricante ou fazendo uma pesquisa on-line da marca e modelo do desumidificador, seguida pela palavra "manual".

Esvaziar o reservatório

Quase todo desumidificador vem com um reservatório embutido que você pode usar em vez de conectar a unidade a uma mangueira de drenagem. Quando o reservatório enche, um interruptor desliga o condensador para evitar transbordamento e uma luz de aviso acende no painel de controle. Esvazie o reservatório, substitua-o e a unidade começará a funcionar novamente.

Descongelar as bobinas

Quando a temperatura na sala está abaixo de 65 graus Fahrenheit, pode haver formação de gelo nas bobinas evaporativas e, eventualmente, pode virar gelo. Paradoxalmente, uma camada de gelo nas bobinas dificulta sua capacidade de resfriar o ar e extrair a umidade. Se você suspeitar que as bobinas estão congeladas, desconecte a máquina antes de fazer uma inspeção. Se encontrar gelo, deixe a unidade desligada até derreter.

Verifique o ventilador

Se você puder ouvir o condensador funcionando, mas não sentir ar saindo da grade frontal, o ventilador pode estar preso ou quebrado. Desconecte a unidade e desmonte-a para acessar o ventilador. Remova qualquer obstrução que encontrar. Se você não encontrar uma obstrução, mas o ventilador não ligar, provavelmente será necessário substituí-la.

Coloque a unidade corretamente

Se você colocar o seu desumidificador muito perto da parede, o ar não poderá entrar na câmara de refrigeração e a unidade não funcionará corretamente. Idealmente, a unidade deve estar a pelo menos um pé ou dois da parede atrás dela, mas, no mínimo, verifique se a distância está pelo menos 6 polegadas. Verifique se nenhuma cortina ou outro móvel está interferindo na circulação de ar.

Ligue para a assistência técnica ou substitua a unidade

Quando você não pode restringir o problema a algo óbvio, geralmente está lidando com um mau funcionamento do sistema de refrigeração. Pode haver um vazamento de refrigerante ou o compressor pode ter uma vedação ruim que impede o desenvolvimento de pressão suficiente para vaporizar o refrigerante. Você mesmo não pode consertar um sistema de refrigeração - a lei federal exige que os técnicos de HVAC que trabalham com refrigerantes possuam uma certificação Tipo 1 608.

Considerando que uma taxa de serviço mínima para um técnico de HVAC está na faixa de US $ 150 mesmo antes da conclusão de qualquer reparo, provavelmente não é econômico reparar uma unidade com um sistema de refrigerante comprometido. Geralmente, faz mais sentido descartar a unidade de acordo com os estatutos locais e comprar um novo desumidificador.

Pin
Send
Share
Send