Efeitos da radiação no crescimento e desenvolvimento das plantas

Pin
Send
Share
Send

A radiação ultravioleta afeta o crescimento e o desenvolvimento das plantas de várias maneiras. Primeiro, ele gradualmente interrompe o crescimento e o surgimento de sementes, dependendo da quantidade de radiação liberada. O solo pode se compactar e perder os nutrientes necessários para o crescimento das plantas. Os resultados de várias experiências de laboratório que fornecem radiação ultravioleta através de lâmpadas filtradas provaram que doses mais altas de radiação administrada às plantas eram muito prejudiciais.

Impede o crescimento de sementes

Perturba a resistência dos estômatos

Os estômatos são um pequeno orifício de ar dentro de uma folha da planta que também controla os níveis de água. Se houver muita evaporação devido à radiação intensa, os estômatos se fecham para reservar água. Se os estômatos não conseguirem abrir por um longo período de tempo, o crescimento da planta será prejudicado. Períodos prolongados de radiação podem danificar completamente os estômatos e destruir a planta.

Danifica as células vegetais

As células do organismo vivo também são danificadas e mortas pela radiação ultravioleta. O que permite que as plantas cresçam é a divisão e expansão das células à medida que elas absorvem a água. As células contêm cromossomos, o material genético responsável pela reprodução das plantas. Se a célula for excessivamente danificada pela radiação, a reprodução será prejudicada.

Aumenta as mutações celulares

Como a radiação ultravioleta destrói as células, as chances de mutação são grandes. As plantas afetadas são geralmente pequenas e fracas com padrões de folhas alterados.

Reduz a fertilidade das plantas

A radiação prolongada pode destruir completamente a fertilidade de uma planta. A planta morre gradualmente. Os arredores ficam envenenados e impedem o crescimento de futuros filhos.

Nem toda radiação é ruim. A luz do sol é um tipo de radiação necessária para a fotossíntese e o crescimento normal das plantas.

Pin
Send
Share
Send