Como restaurar tinta congelada

Pin
Send
Share
Send

Quando você pensa em congelar, provavelmente pensa em seus canos, torneiras e plantas externas, mas essas latas de tinta armazenada em sua garagem ou galpão também podem congelar quando a temperatura cai. O congelamento costuma arruinar a pintura porque afeta a consistência, tornando-a inutilizável. Mas, às vezes, você pode recuperar aquela lata velha de tinta congelada sem efeitos a longo prazo na consistência.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

O que acontece ao pintar quando congela

A tinta látex é mais suscetível ao congelamento. Como é à base de água, a tinta pode congelar a 32 graus Fahrenheit, assim como a água comum. Se você armazenar sua tinta em uma garagem ou galpão sem aquecimento e viver em um clima mais frio, há uma boa chance de a tinta atingir temperaturas abaixo do ponto de congelamento durante os meses de inverno. A tinta à base de óleo não congela tão facilmente, para que você não precise se preocupar tanto com isso.

Quando a tinta congela, isso pode afetar a emulsão da tinta. Isso significa que, quando descongelar, a consistência e a textura podem ser arruinadas. No entanto, às vezes a consistência é boa após o descongelamento, especialmente se a tinta não tiver congelado antes. Verifique a tinta antes de usá-la para garantir resultados de qualidade.

Descongelar tinta congelada

Antes de determinar se a consistência está desativada, é necessário descongelar lentamente a tinta. A melhor maneira de fazer isso é levar a lata para dentro à temperatura ambiente e esperar. É tentador pegar um secador de cabelo, aquecedor de ambiente ou outra fonte de calor para acelerar o processo, mas um degelo gradual é sua melhor chance de recuperar a tinta. Esse processo pode levar várias horas, dependendo de quão cheia está a lata de tinta. Coloque uma toalha velha ou várias folhas de jornal embaixo da lata de tinta para proteger o chão.

Verificando a pintura

Mexa bem a tinta quando estiver completamente descongelada. Você também pode levar a lata para uma loja de tintas para ser sacudida. O primeiro teste é uma verificação visual da consistência da tinta. Você pode perceber imediatamente que está arruinado. A tinta congelada às vezes se parece com queijo cottage depois de descongelar. Você também pode notar aglomerados na tinta ou uma textura pegajosa e áspera. Se você não perceber nada óbvio, inspecione a tinta um pouco mais para procurar granulação.

O próximo teste está realmente usando a tinta. Pegue um pincel e faça algumas passagens em um pedaço de papel ou um pedaço de madeira. Observe como a tinta continua. Verifique a seção pintada para procurar por pedaços, grãos visíveis ou outras inconsistências no acabamento.

Se tudo parecer normal, a tinta deve ficar bem para uso em seu projeto. Ele deve ter uma cor e uma textura consistentes, como antes do congelamento. Se algo estiver errado, é melhor descartar a tinta.

Dicas de armazenamento de tinta

A maneira como você armazena sua tinta pode impedir o congelamento futuro, para que a tinta restante dure mais tempo. Como a tinta látex congela a 32 graus Fahrenheit, é necessário manter as latas em um local que nunca esfrie. Os galpões e garagens de armazenamento geralmente ficam abaixo do ponto de congelamento, se você mora em uma área ao norte. Se sua garagem é climatizada, sua tinta deve ser bem armazenada lá. Caso contrário, leve sua tinta dentro de casa para uma área aquecida. Uma prateleira no porão, desde que o porão fique acima de zero, é uma opção. Uma área de armazenamento aquecida em outra parte da casa também pode funcionar.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: #JoseRocha COMO PINTAR GELADEIRA MANEIRA CASEIRA MUITO FÁCIL PARTE 2 (Abril 2024).