Fatos de girassol

Pin
Send
Share
Send

Os girassóis são inquestionavelmente atraentes. Essas plantas resistentes são famosas por suas grandes flores amarelas com centros escuros. As maiores variedades podem subir à altura de uma janela do segundo andar. Os girassóis são mais do que apenas uma planta decorativa. Por milênios, as pessoas cultivam girassóis porque suas sementes são uma fonte valiosa de alimentos nutritivos e óleo comestível.

Crédito: AlexRaths / iStock / GettyImages

Girassóis em Breve

Os girassóis são cultivados por seu valor ornamental e porque as sementes são uma valiosa fonte de alimento. O nome botânico do girassol é Helianthus e é nativo do hemisfério ocidental. A maioria das variedades é amarela brilhante com um centro escuro, quase preto. No entanto, também existem variedades alaranjadas, vermelhas, bordô e listradas. As flores são realmente compostas por milhares de pequenas florzinhas que eventualmente amadurecem em sementes comestíveis. As folhas têm textura áspera e bordas irregulares ou irregulares. Essas plantas são cultivadas em todo o mundo, inclusive na Europa, Grã-Bretanha e Rússia. Existem 38 variedades nativas da América do Norte, muitas das quais crescem até 5 pés de altura. Girassóis gigantes podem atingir uma altura de 10 ou 15 pés.

Girassóis na História

Evidências arqueológicas indicam que os nativos americanos cultivaram girassóis há 5.000 anos e talvez mais. Eles moem as sementes em farinha que costumavam assar pão e bolos. Os nativos americanos também pressionaram as sementes para extrair o óleo e usaram as hastes como material de construção. Os espanhóis introduziram o girassol na Europa por volta de 1500. Na década de 1700, os ingleses estavam cultivando girassóis comercialmente para o óleo. Os girassóis se tornaram especialmente populares na Rússia. Como resultado, os imigrantes russos ajudaram a popularizar as plantas nos Estados Unidos durante o século XIX. O óleo de girassol permanece popular como uma alternativa saudável aos óleos de cozinha derivados de gordura animal.

O girassol saudável

Sementes de girassol são altamente nutritivas. Uma onça fornece 170 calorias. As sementes são ricas em colina, essencial para o corpo produzir acetilcolina, uma substância importante para a função neurológica e o desenvolvimento do cérebro fetal. As sementes de girassol são boas fontes de proteínas, fibras, zinco, fósforo e vitaminas B6 e E. Você pode comer as sementes como nozes ou adicioná-las a saladas, cereais e outros alimentos. A farinha de sementes de girassol também é usada para assar. O óleo é uma opção saudável como alternativa às gorduras animais. Você pode até mudar de manteiga de amendoim para manteiga de semente de girassol para evitar reações alérgicas.

Cultivando girassóis

Embora os girassóis sejam plantas fortes e resistentes, crescem melhor em solo úmido e fértil, enriquecido com material orgânico. Adicionando mulch é aconselhável. Cuidado para não regar demais os girassóis. A rega excessiva pode soltar o solo ao redor da raiz principal e tornar a planta instável. Forneça dois galões de água, incluindo chuvas, por semana para plantas jovens. As plantas precisam de muito sol e devem ser plantadas após o perigo de geada. É melhor plantar as sementes diretamente para promover o crescimento da raiz principal, em vez de transplantar mudas. Espaço as sementes cerca de 6 centímetros de distância e fino a 18 polegadas uma vez que as folhas começam a aparecer. À medida que as plantas amadurecem, elas geralmente precisam de menos água. Como as hastes são fortes, as variedades menores não precisam de suporte. No entanto, girassóis altos ou gigantes podem precisar ser amarrados às estacas para obter suporte extra.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Girassol (Março 2024).