Como cortar em tinta

Pin
Send
Share
Send

"Cortar" é o termo do pintor para a cuidadosa etapa de pintar ao longo das bordas das paredes, tetos, pisos e acabamentos, antes de passar para o trabalho menos detalhado de pintar o "campo", ou área principal, que geralmente é feita com um rolo. Cortar de forma eficaz e eficiente é uma coisa que separa pintores profissionais de amadores, mas qualquer um pode fazê-lo muito bem com um pouco de prática. Também ajuda enormemente a ter o pincel certo. Os pintores iniciantes geralmente assumem que você precisa usar a fita do pintor para obter uma borda limpa ao cortar. Essa é sempre uma opção, mas depois que você pega o corte, pode achar que é mais rápido - e frequentemente mais limpo - pular a fita. fita e simplesmente à mão livre com o pincel.

O corte é normalmente feito antes de pintar o campo com um rolo.

Por que você deve sempre cortar

Cortar é uma parte importante do processo de pintura por várias razões. Um dos principais benefícios é psicológico. Cortar é um trabalho lento e focado, que requer concentração e mão firme (até respiração constante). Se você tivesse que pintar uma casa inteira dessa maneira, ficaria louco. Mas assim que terminar o tédio de cortar, você criou uma zona de tinta amortecedora que permite mudar para uma velocidade mais rápida e pintar as áreas maiores de maneira mais eficiente e irracional. Por outro lado, se você não cortou e começou a rolar o campo imediatamente, teria que desacelerar até quase parar toda vez que pintar perto de uma borda, ou pior, teria que definir o seu rolo e pegue um pincel para finalizar ao longo da borda antes de prosseguir.

Cortar leva tempo, mas você precisa fazê-lo apenas uma vez e economiza tempo a longo prazo, porque permite pintar o campo mais rapidamente e com menos bagunça. Sempre reserve um tempo para garantir a cobertura total ao cortar; você não quer voltar para um segundo casaco. Finalmente, cortar é a única maneira de obter resultados com aparência profissional. Você simplesmente não pode pintar uma borda limpa com um rolo de pintura, nem mesmo com um pincel grande e gordo ou com uma daquelas esponjas afiadas.

Escolhendo o pincel certo para cortar tinta

Cortar com um pincel ruim é como fatiar um tomate com uma faca de manteiga - é a ferramenta errada e causa uma verdadeira bagunça. Para a maioria dos trabalhos de corte ao longo das bordas da parede e dos trabalhos de acabamento, uma escova de faixa angular de 2 polegadas é a melhor opção. Os bons pincéis têm cerdas finas com dicas "sinalizadas" ou divididas, que ajudam a reter a tinta enquanto mantém um toque suave. Espere gastar cerca de US $ 10 para um pincel de 2 polegadas de boa qualidade. Se você estiver cortando ao longo de caixilhos de janelas ou detalhes ou acabamentos finos, convém usar uma escova menor que se adapte ao trabalho que você precisa fazer.

Crédito: Wooster / Home DepotPincel angular de 2 polegadas.

Você deve colar antes de cortar?

A fita adesiva - protegendo as bordas da madeira e outras superfícies com fita adesiva - tem suas vantagens e desvantagens. A fita pode produzir uma borda limpa e reta se a superfície ou junta que você estiver pintando for lisa. Também é uma grande ajuda para proteger itens pequenos, como maçanetas, luminárias e aberturas de aquecimento, quando você não deseja removê-los (embora a remoção geralmente seja preferível).

Por outro lado, a fita não funciona muito bem com superfícies texturizadas porque é difícil obter uma vedação consistente entre a superfície e a borda da fita, e quaisquer lacunas permitem que a tinta se infiltre sob a fita, produzindo uma borda bagunçada quando a fita chega fora. A gravação também leva tempo e utiliza materiais que são rapidamente jogados fora. E se você deixar a fita na superfície por muito tempo, a tinta poderá descascar quando você a remover.

Portanto, a decisão da fita deve se basear na situação: se você conseguir uma margem limpa e a fita economizar tempo a longo prazo, a gravação faz sentido. Caso contrário, confie nas suas habilidades de corte para fazer um trabalho melhor sem a etapa adicional de gravar.

Como cortar em tinta

Cortar geralmente envolve duas passagens que você repete para cada seção pequena antes de passar para a próxima. Para cada seção, você começa com um passe mais cuidadoso para criar a borda fina da tinta, depois volta e amplia o primeiro caminho com pinceladas um pouco mais rápidas e mais amplas.

Etapa 1 Carregue o pincel

Uma das chaves para um corte bem-sucedido é carregar o pincel corretamente. Use um recipiente pequeno e portátil, cheio apenas com cerca de 2,5 cm de tinta. Não carregue o pincel diretamente da lata de tinta, porque inevitavelmente haverá muita tinta no pincel.

Use um balde de tinta pequeno ou outro recipiente para carregar seu pincel (um recipiente usado para alimentos com tampa funciona muito bem).

Mergulhe a ponta do pincel na tinta não mais do que 1,2 cm e bata suavemente as cerdas carregadas contra a lateral do recipiente, virando o pincel pelo menos uma vez para remover o excesso de tinta. Agora você está pronto para fazer o primeiro passe.

Etapa 2 Comece pela borda fina

A tinta fica mais limpa quando aplicada a uma superfície seca; portanto, é melhor fazer a borda final primeiro e trabalhar a partir daí.

Segure o pincel para que ele fique em ângulo com a borda (você pode variar o ângulo conforme desejado), toque as cerdas na superfície e aplique um pouco de pressão para dobrar as cerdas para que elas se espalhem um pouco. Comece a mover o pincel ao longo da borda em um traço suave desenhado em sua direção. Muitas pessoas acham que segurar o pincel como faria com um lápis ou caneta, com o eixo entre o polegar e o indicador, funciona melhor. Desenhe o pincel em movimentos lentos e constantes, mantendo um olho na linha de tinta. Dependendo da sua visão, algumas pessoas acham que usar óculos de leitura pode ajudar a ver claramente a linha de tinta, especialmente com trabalhos muito detalhados, como pintar molduras pequenas.

crédito: Wooster / Home DepotAngle o pincel para longe da borda da tinta.

Como a tinta se move à frente das cerdas, elas não tocam a linha pintada. Se você olhar atentamente, verá que eles estão realmente pressionando a tinta para fazer a linha (o mesmo efeito acontece ao pintar as unhas).

Quando a tinta descarregar do pincel e parar de formar uma linha limpa, deslize para longe da borda para remover o pincel. Recarregue o pincel e retorne à superfície, começando pela borda, depois ventilando cuidadosamente as cerdas e girando-as no lugar ao longo da borda fina com a pincelada. Sobreponha o traço anterior para manter a tinta molhada.

Etapa 3 Faça um segundo passe

A cada 1 a 3 pés, pare de trabalhar a borda fina e volte para ampliar o caminho de pintura que você acabou de fazer, usando algumas pinceladas para trás e para trás, recarregando o pincel, se necessário. O objetivo aqui é criar uma faixa de tinta de 3 ou 4 polegadas de largura que se esvai até a superfície seca. Você não quer uma borda grossa de tinta onde a faixa encontre a área não pintada. Ao mesmo tempo, você precisa usar tinta suficiente para que as primeiras 10 cm ao longo da borda acabada fiquem completamente cobertas novamente, para que você não precise fazer uma segunda camada de corte.

E isso é tudo o que há para cortar. Uma vez que cada seção pareça boa, passe para a próxima. Como regra geral, é melhor fazer todo o corte de uma só vez e depois deixá-lo secar (conforme indicado) antes de pintar as áreas de campo. Isso garante a melhor aderência onde a primeira camada de campo se sobrepõe à tinta de corte.

sobreponha a aresta de corte ao pintar o campo.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como cortar tampa em 1 min da Lata de tinta. (Março 2024).