Como plantar Gladiolus

Pin
Send
Share
Send

O tipo de flor (Gladiolus spp.) Se destaca entre outros bulbos que florescem no verão, com sua folhagem em forma de espada e caules de flores de 2 a 5 pés de altura, revestidos com flores em forma de trombeta em todas as cores do arco-íris. O plantio de espigas de gladíolo requer pouco esforço, mas requer conhecimento e planejamento para garantir um bom resultado. Também requer um par de luvas grossas de jardinagem para impedir o contato da pele com os cormos, que são levemente tóxicos e alergênicos para algumas pessoas.

Resistência e tempo

O tempo de plantio de gladíolos varia entre as espécies. A maioria das espécies de gladíolo cresce melhor nas zonas de resistência 7 a 10 do Departamento de Agricultura dos EUA, enquanto o gladíolo resistente (Gladiolus x gandavensis) apresenta melhor desempenho nas zonas 5 a 9. do USDA. Tanto o gladíolo padrão quanto o resistente podem ser plantados na primavera após todo o perigo de geada ter passado e as temperaturas do solo aqueceram, embora o gladíolo resistente também possa ser plantado no meio do outono, dentro da faixa de zona de resistência preferida. Os cormos padrão de gladíolo podem passar o inverno no chão sob uma camada de cobertura vegetal onde são resistentes, mas devem ser desenterrados e passar o inverno dentro de casa em climas mais frios abaixo da zona USDA 7.

Condições de crescimento

O tipo de flor é melhor em pleno sol com solo moderadamente fértil e de rápida drenagem. As variedades mais altas também precisam de abrigo contra ventos fortes para evitar tombos. A sombra clara causa flores menores, mas é tolerada. No entanto, os cormos não devem ser plantados perto de arbustos ou raízes de árvores, porque os gladíolos não competem bem por nutrientes. Camas com pouca drenagem ou solo pesado à base de argila devem ser evitadas, porque os gomos de gladíolo apodrecem facilmente em solo frio e úmido. Prepare a cama com antecedência, alterando as 12 a 15 polegadas do solo com uma camada de composto neutro de 2 a 4 polegadas. Se cultivar cultivares de gladíolo mais altos, instale estacas no canteiro durante o plantio para fornecer suporte à medida que os caules se formam.

Escolhendo Corms

Os espíritos de tipo de flor variam em tamanho de 1/2 a 2 ou mais polegadas de diâmetro. Cormos maiores, com um diâmetro maior que 1 1/4 de polegada, produzem flores mais saudáveis ​​e atraentes no início da temporada, enquanto cormos menores são menos confiáveis ​​e podem produzir apenas folhagem. Cormos com diâmetro inferior a 3/4 de polegada podem não florescer e devem ser evitados. Os espigas de gladíolo altas e rechonchudas, com formato de gota de lágrima, são superiores aos espessos largos e planos, que podem produzir flores de qualidade inferior. Além disso, plante apenas cormos saudáveis ​​com uma casca lisa e sem manchas e uma sensação firme; descarte-os com danos óbvios, sinais de mofo ou sensação de squishy quando espremidos.

Dicas de plantio

A profundidade e o espaçamento das plantas de gladíolo depende do tamanho e da razão por trás do cultivo. Plante espigas maiores com um diâmetro de 1 a 2 polegadas a uma profundidade de 4 a 6 polegadas, espigas médias de 3 a 4 polegadas de profundidade e espigas menores de 2 a 3 polegadas de profundidade, espaçando-as de 4 a 6 polegadas. Ao cultivar gladíolos para flores cortadas, plante-as em fileiras espaçadas de 20 a 36 polegadas, para facilitar a colheita. Para uma aparência mais natural, agrupe sete ou mais cormos da mesma cultivar para criar desvios. Posicione os rebentos nos orifícios de plantio com a extremidade pontiaguda voltada para a superfície do solo. Para uma floração prolongada, plante os gladíolos em ondas a cada duas semanas, da primavera até o verão.

Rega e cuidados posteriores

O tipo de flor precisa de aproximadamente 2,5 cm de água por semana, começando no plantio, seja por chuva ou irrigação. Regue a cama com água até que o solo pareça muito úmido nas 10 a 20 cm superiores e aguarde novamente para molhar até que o solo fique seco logo abaixo da superfície. Uma camada de 2 a 4 polegadas de cobertura leve sobre a cama ajudará a conservar a umidade do solo e diminuirá a necessidade de regas frequentes, o que, por sua vez, reduzirá as chances de crescimento de bactérias e fungos nos cormos. Observe as flores oito a dez semanas após o plantio.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Plantando bulbos de gladiolos ou Palma de Santa Rita (Abril 2024).