Qual é a dureza do calcário?

Pin
Send
Share
Send

O termo calcário abrange várias formas de rochas sedimentares compostas principalmente por carbonato de cálcio. O calcário pode formar-se a partir de processos químicos instigados por grandes populações de algas, ou formar-se à medida que as conchas de criaturas aquáticas e organismos unicelulares formam uma camada densa. A escala de dureza 1812 do mineralogista alemão Frederich Mohs associou uma pontuação de dureza a 10 minerais comuns, com diamantes marcados como os mais duros, aos 10, e talco os menos duros, a 1. Minerais com números mais altos podem riscar qualquer mineral com um número mais baixo, e números mais baixos nunca podem riscar um mineral numerado mais alto.

A água corta o calcário para formar ravinas profundas.

Giz

O giz, um tipo de calcário, compõe os penhascos brancos de Dover.

Formado a partir das camadas condensadas de antigos cocólitos e restos foraminíferos, o mineral branco macio classifica 1 na escala de dureza de Mohs. Muitos dos maiores depósitos de giz do mundo começaram a se formar até 65,5 milhões de anos atrás, durante o Período Cretáceo. Agora mais notavelmente evidente nos Penhascos Brancos de Dover, a indústria moderna usa o calcário macio como fertilizante e enchimento em muitos produtos comerciais.

Calcário Carbonífero

O calcário carbonífero se forma como uma lama de calcita de grão fino nos antigos mares rasos ou como calcário com conchas. Shelly formas calcárias a partir de camadas de coral esmagado. Ambos consideram o uso na indústria como pedras fortes para uso em estradas, cimento e arquitetura. Caches de calcário de diferentes locais podem possuir diferentes pontuações de dureza. F.G. Bell relatou no "Boletim de Engenharia, Geologia e Meio Ambiente" que o calcário carbonífero consistentemente era classificado como mais duro e mais forte que o calcário magnesiano, calcário oolítico inferior e grande calcário oolítico.

Tufo

Pedregulhos em Salton City, Califórnia, mostram depósitos de tufo.

O tufo se forma quimicamente quando as águas naturais da nascente depositam carbonato de cálcio nas superfícies rochosas circundantes. Arquitetos antigos usavam a esponja, mineral leve do lado de fora dos edifícios em Roma e nos tetos abobadados das catedrais européias. Dependendo do mineral exato, o tufo é classificado em 3,5 a 4 na escala de Mohs. Quando compacto, o tufo forma travertino.

Travertino

O travertino, também chamado de ônix mexicano, se forma perto de fontes naturais. À medida que o carbonato de cálcio se acumula e cristaliza ao longo dos anos, pequenas plantas e animais crescem e morrem em sua superfície, criando pequenos bolsos vazios na rocha. As taxas de travertino estão próximas de 4 ou 5 na escala de Mohs, dependendo da amostra mineral exata. Os proprietários costumam usar travertino para ladrilhar pisos ou caminhos de jardins, apesar de a suavidade da pedra frequentemente levar a um caminho desgastado ao longo de rotas comuns.

Pin
Send
Share
Send