Qual é a diferença entre musgo e mofo?

Pin
Send
Share
Send

Musgo e mofo podem parecer semelhantes, mas são de diferentes partes do reino da vida. O musgo é uma planta que converte a luz solar e dissolve os minerais do solo na energia necessária para crescer e se reproduzir. O mofo é um fungo, nem vegetal nem animal, e distante relacionado a cogumelos. Ele converte matéria orgânica em decomposição na energia que o molde precisa para viver e se reproduzir. Ao contrário do musgo, o mofo não precisa da luz solar para viver.

Crédito: Comstock / Stockbyte / Getty Images Rochas cobertas de musgo com água em cascata através delas

Sobre o molde

Crédito: bgton / iStock / Getty ImagesSaco de bananas mofadas.

O mofo na natureza ajuda na decomposição de plantas e animais mortos. Reproduz-se quando seus esporos encontram materiais orgânicos, temperaturas confortavelmente quentes e umidade ou alta umidade. Manchas de mofo esverdeadas, cinza ou pretas geralmente aparecem em plantas de jardim, alimentos, paredes, pisos e tecidos. Molde muitas vezes tem um odor característico de mofo. Algumas espécies de fungos podem ser tóxicas se inaladas ou ingeridas. Embora os pulverizadores de fungicidas matem o mofo, os controles culturais provavelmente podem lidar com todos os problemas, exceto os mais graves, no jardim e em casa.

Controles do molde da planta

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

Uma infestação de mofo no seu jardim interno ou externo aparece em plantas murchas que desenvolveram lesões circulares escuras. Essas lesões acabam por formar um crescimento denso, de algodão branco ou cinza, que acaba apodrecendo frutas e pode matar as plantas infectadas. Se vir plantas doentes, remova-as e destrua-as imediatamente. Remova o solo em que as plantas doentes cresceram e substitua-o por solo limpo e estéril. Um ataque de mofo pode ser evitado por vários métodos, incluindo o plantio apenas em áreas bem ventiladas e evitando o aglomerado de plantas. Regue as plantas no início do dia para que a luz do sol possa secá-las. Mantenha as ervas daninhas também. As ervas daninhas podem abrigar esporos de mofo e espalhar mofo para plantas desejáveis. Remova e destrua todos os resíduos de plantas após a colheita para negar esporos de mofo a um lugar para passar o inverno.

Outras medidas de molde

Crédito: Timur Arbaev / iStock / Getty Images Parede verde escura.

Os proprietários podem aumentar a ventilação para controlar o mofo nas plantas e outras áreas dentro de suas casas. Defina seu ar condicionado para que o compressor e o ventilador desliguem simultaneamente. Mantenha as portas internas abertas para equalizar a pressão do ar interior em toda a casa e minimizar a infiltração de ar quente, úmido e externo, o que incentiva o crescimento de fungos. Um banheiro úmido é propenso ao crescimento de mofo; higienizar o banheiro com desinfetantes comerciais, promover a circulação de ar com um exaustor e manter a porta do banheiro aberta quando a sala não estiver em uso pode ajudar a evitar mofo. Mantenha os filtros do ar condicionado limpos também. Manter as calhas e as calhas limpas e direcionar a saída para fora da casa também ajuda. Corrija vazamentos de encanamento interno e externo que permitam a infiltração de água da chuva. Certifique-se de que as aberturas de exaustão da cozinha e do banheiro conduzem para fora e não estejam bloqueadas. Manter a umidade geral da sua casa abaixo de 70% impedirá o crescimento de fungos.

Sobre Moss

Crédito: sindlera / iStock / Getty Images Musgo verde crescendo nas rochas.

O musgo é uma planta simples e existem milhares de espécies. Cada tipo de musgo não possui raízes profundas, caules e partes formadoras de sementes de plantas mais complexas. O musgo pode se reproduzir sexualmente por esporos ou assexuadamente por pedaços quebrados. Cresce melhor em solos permanentemente úmidos, ácidos e compactados, em sombra média a densa. A maioria das espécies de musgo forma um tapete espesso de verde a marrom. O musgo não compete bem com as gramíneas, por isso tende a crescer em áreas onde as gramíneas têm dificuldade em se estabelecer.

Moss Control

Crédito: Sam Royds / Photodisc / Getty Images Homem que apara arbustos ao ar livre.

A reintrodução de um local para melhorar sua drenagem pode inibir o crescimento do musgo. Como o musgo não cresce bem sob a luz do sol, aparar arbustos e árvores para admitir mais luz solar pode incentivar o gramado a crescer no lugar do musgo. Depois de admitir mais luz solar em uma área coberta de musgo, remova o musgo, alise o solo e plante sementes de grama ou coloque grama no local.

Nutrir para Moss

Crédito: Kelvinyam / iStock / Getty Images Grande vaso bonito coberto de musgo.

A alternativa para destruir o musgo é alimentá-lo. O musgo pode preencher espaços vazios no gramado onde nada mais prospera, como em espaços escuros sob grandes árvores sombreadas. Se uma área já tiver algum musgo, remova a grama, as ervas daninhas e os detritos existentes. Passe a área suavemente, aperte-a levemente e deixe o musgo se espalhar por conta própria. O musgo pode ser transplantado de uma área com condições semelhantes às do seu quintal. Use uma pá para desenterrar blocos de grama do tamanho de sua mão estendida. Pressione os blocos no local desejado e regue bem o local. Repita a rega sempre que a superfície do solo secar.

Pin
Send
Share
Send