As desvantagens dos purificadores de ar

Pin
Send
Share
Send

As empresas que vendem purificadores de ar os anunciam como dispositivos que podem remover poluentes ou contaminantes do ar nas residências. Isso inclui poluentes internos, como os emitidos por produtos de limpeza e plásticos, bem como poluentes externos, como emissões de carros e edifícios que penetram através de portas e janelas. Embora o uso de um purificador de ar possa trazer benefícios à saúde, especialmente se você tiver asma ou outra condição respiratória, também existem desvantagens nos purificadores de ar.

Emissões de ozônio

Alguns tipos de purificadores de ar - especificamente geradores de ozônio, precipitadores eletrostáticos e ionizadores - emitem ozônio nas residências. O ozônio é um gás incolor, tóxico e instável que possui três átomos de oxigênio em cada uma de suas moléculas. O gás ocorre naturalmente na atmosfera superior, mas também é um componente comum da poluição causada pelo homem. Os purificadores de ar geradores de ozônio emitem deliberadamente gás ozônio como uma estratégia para eliminar bactérias e produtos químicos no ar. Por outro lado, alguns precipitadores eletrostáticos e ionizadores emitem ozônio involuntariamente como subproduto de sua função. Esses últimos tipos de purificadores carregam eletricamente os contaminantes no ar para removê-los. O processo de carregamento pode resultar na liberação de ozônio. A Agência de Proteção Ambiental da Califórnia afirma que a exposição ao ozônio é prejudicial às células dos pulmões e das vias aéreas. Os efeitos colaterais da exposição ao gás podem incluir falta de ar, tosse e aperto no peito. Pacientes com asma ou outras condições de saúde preexistentes podem experimentar sintomas intensificados dessas condições como resultado da exposição ao ozônio.

Atuação

Além de potencialmente piorar a qualidade do ar em sua casa, os purificadores de ar também podem ter um desempenho inferior e não fornecer todos os efeitos de purificação que os fabricantes afirmam. Como observa o AllergyEscape.com, existem vários tipos de contaminantes que podem afetar a qualidade do ar, mas, infelizmente, a maioria dos purificadores de ar é eficaz apenas contra dois ou três. Por exemplo, embora os purificadores que usam filtros de ar de carvão ativado possam remover odores, produtos químicos e gases (incluindo fumaça), eles são ineficazes contra microorganismos e alérgenos. Por outro lado, enquanto os purificadores de filtragem HEPA (ar de partículas de alta eficiência) podem capturar alérgenos, eles são ineficazes contra odores, produtos químicos e gases, incluindo fumaça.

Manutenção

Muitos purificadores de ar contam com o uso de filtros descartáveis ​​e substituíveis, o que significa que você precisa gastar entre US $ 30 e US $ 200 por ano em novos filtros. Se você não trocar o filtro de um purificador periodicamente, o filtro não funcionará da maneira ideal. Para modelos de purificadores que empregam recipientes ou placas reutilizáveis ​​para coletar contaminantes, você deve limpar periodicamente esses componentes. Embora a manutenção desses últimos tipos de purificadores seja menos dispendiosa, também é mais trabalhosa.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Purificadores de ar ou umidifcadores? Aprenda a escolher com Lucas Salles - CASA DE VERDADE (Abril 2024).