Características do mobiliário vitoriano

Pin
Send
Share
Send

Você pode ver as influências românticas nos móveis vitorianos em suas linhas curvilíneas e fortes e detalhes cuidadosamente esculpidos. Os móveis fabricados durante o reinado da rainha Vitória - de 1837 a 1901 - se baseavam fortemente nos móveis gótico, rococó e Luís XV, com acabamentos ou dourados escuros, enfeites e proporções pesadas. O período vitoriano se sobrepôs à Revolução Industrial, tornando-o o primeiro estilo de mobiliário a ser fabricado. Não espere encontrar marcas de identificação nos móveis da era vitoriana, pois eles não foram originalmente usados.

Crédito: wuttichok / iStock / Getty ImagesCadeiras vitorianas

Características Básicas

Crédito: Antonis Liokouras / iStock / Getty Images

Com instalações de fabricação produzindo mercadorias a taxas sem precedentes, a era vitoriana mudou a fabricação de móveis para sempre. Os artesãos não tinham mais contato direto com o cliente; em vez disso, eles trabalharam em instalações em várias versões da mesma peça de mobiliário. Embora o sofá Chesterfield - com um encosto estofado e proporções imponentes com braços enrolados - tenha sido construído pela primeira vez enquanto o quarto conde de Chesterfield estava vivo no século anterior, encontrou uma nova vida durante a era vitoriana. Outras características do mobiliário vitoriano incluem encostos de balões, assentos profundos, braços baixos ou poltronas sem braços para as mulheres acomodarem suas volumosas saias.

Molas e bosques

Mesa de mármore com acessórios antigos de café - Foto: Lucia Cantone / iStock / Getty Images

A primeira mola helicoidal foi patenteada durante a Era Vitoriana, fazendo com que as pernas da cadeira fiquem mais curtas e os assentos se tornem mais profundos para acomodar as molas embaixo do assento. Isso também afetou o estofamento, pois precisava ser mais forte para enfrentar os abusos da primavera. Madeiras comuns usadas para fazer móveis vitorianos incluíam carvalho, nogueira, mogno e pau-rosa; algumas mesas ou aparadores foram cobertos com mármore. O ferro também foi introduzido em alguns móveis vitorianos durante esse período.

Ornamentação elaborada

Crédito: OceanFishing / iStock / Getty Images Pé esculpido de cômoda antiga

Quase como para compensar a falta de móveis personalizados, as peças vitorianas geralmente incluíam esculturas elaboradas, enfeites e ornamentos. A madeira esculpida percorria a parte superior do sofá e as costas e os braços da cadeira, mas você também a encontraria em molduras de cama e armários com folhas bem torneadas, trepadeiras, frutas, flor-de-lazer, fitas e laços e, às vezes, gordura querubins. A madeira pode estar escura e acabada ou pintada e dourada, dependendo da peça.

Tecidos de estofos

Crédito: bizoo_n / iStock / Getty Images

O estofamento dos móveis vitorianos representava a nova riqueza da classe média alta; os tecidos primários utilizados incluíam brocados pesados, damascos, veludos e bordados em cores ricas. As costas dos sofás e das cadeiras costumavam ser adornadas com padrões de diamantes com botões costurados em cada ponto do diamante. Os tecidos frequentemente mostravam padrões florais para coincidir com o papel de parede floral usado nas casas, a menos que fossem de cor sólida.

Decoração com móveis vitorianos

Sofá com mesa de centro vitoriana com tampo de mármore

Você não precisa ter uma casa cheia de móveis vitorianos, mas uma ou duas peças bonitas desse período podem complementar a decoração existente. Por exemplo, o sofá desmaiado - também conhecido como espreguiçadeira - faz uma adição inspiradora a um quarto principal quando colocado entre um par de janelas. O sofá desmaiado permitiu à mulher com espartilho um momento de alívio quando necessário. Na sala de jantar, um aparador de mogno com tampo de mármore vitoriano e uma mesa de jantar com pés de bola e garra fazem uma declaração distinta.

Pin
Send
Share
Send