Como fazer rampas de concreto

Pin
Send
Share
Send

Qualquer passagem ou superfície com uma inclinação maior que 1 polegada para cada 20 polegadas de corrida é uma rampa. Ao fazer uma rampa de concreto, você deve usar uma inclinação inferior a 1 polegada para cada 12 polegadas, a fim de atender aos padrões de segurança estabelecidos pela American Disability Act (ADA). Pode haver regulamentos adicionais em sua comunidade, portanto verifique com a autoridade de construção local. Embora todas as rampas tenham um tamanho ligeiramente diferente, existem algumas técnicas básicas a serem observadas ao fazer uma rampa de concreto. Você deve ter algum conhecimento da produção de concreto antes de começar.

Uma inclinação gradual garante segurança.Os derramamentos diretos são para aterrissagens inferiores a 12 polegadas.

Despeje uma rampa direta se a altura de pouso for de 12 polegadas ou menos. Isso inclui rampas de meio-fio e rampas que fornecem acesso a prédios e lojas que não estão mais do que uma ou duas etapas acima da grade. Enquadre a rampa com madeira compensada, cortando a borda superior para formar a inclinação da rampa e prenda a madeira compensada no chão com estacas.

Mantenha a parte inferior da rampa com pelo menos 10 cm de espessura.

Remova qualquer grama abaixo do vazamento e adicione uma camada de areia, mas não permita que a areia atinja a borda das formas. Deve estar a pelo menos 5 cm de todas as arestas para permitir que o novo concreto assente. Cavar o chão na parte mais baixa da rampa, a fim de aumentar a espessura do concreto. Todas as partes da rampa devem ter pelo menos 10 cm de espessura.

Etapa 3

Despeje e bata a rampa. É um derramamento bastante pequeno e fácil, devido à baixa altura. Use um martelo de borracha para "apertar" as laterais do formulário quando estiver cheio de concreto molhado. Essa ação de compactação encoraja as bolhas a subirem para o topo, evitando vazios de ar. Você pode usar uma prancha simples de 2 por 4 polegadas, cortar alguns metros a mais do que a largura da rampa como uma mesa com uma pessoa de cada lado, puxando-a para frente e para trás rapidamente.

Paredes laterais de concreto

Despeje as paredes laterais se sua rampa precisar subir uma altura de pouso maior que 12 polegadas. Isso é mais comum em residências residenciais que possuem uma base elevada. Nesta situação, você não pode derramar concreto diretamente, pois a pressão do concreto é muito alta para conter nas formas de compensado.

Etapa 5

Forme suas paredes laterais com pelo menos 15 cm de espessura e use laços de concreto para apoiar e reforçar a integridade dos formulários. Prenda os laços de concreto nos dois lados das formas de madeira compensada com vergalhão.

Etapa 6

Remova as formas quando as paredes laterais estiverem ajustadas e permita que o concreto cure por um dia ou dois. Então você pode derramar o concreto a granel na parte da rampa. Siga o mesmo método da rampa menor. Colher de pedreiro com cuidado o topo da rampa. Colher de pedreiro e mesa de um lado para o outro para evitar deslocar o concreto úmido para baixo nas formas.

Etapa 7

Escove o concreto pouco úmido antes de secar. Isso é essencial para a segurança da encosta. O concreto, quando molhado, torna-se escorregadio e perigoso. Use uma vassoura comercial grande e faça movimentos horizontais abrangentes pela superfície. Isso criará faixas de aparência agradável que fornecerão tração para cadeiras de rodas e pessoas com bengalas ou andadores.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como fazer rampa para garagem - Passo a passo PedreiroConcretagemFerragem (Março 2024).