Como calcular as frequências ressonantes em uma sala

Pin
Send
Share
Send

Quando você toca um violão, as cordas ressoam sobre o buraco do som, o que faz com que as ondas sonoras pulem dentro do corpo do violão e vibre a parte superior do violão nas mesmas frequências que as cordas. Os quartos ressoam da mesma maneira. Ao projetar ou redesenhar uma sala, a redução da frequência ressonante permite ouvir melhor as conversas sem ecos e ouvir o áudio do centro de entretenimento sem interferência.

Reduzir a ressonância pode melhorar o prazer de ouvir.

Após a construção do quarto

Passo 1

Meça as dimensões da sala. Use sua fita métrica para medir a sala em pés.

Passo 2

Anote a dimensão mais longa da sala e, em seguida, dobre-a. Ao calcular a frequência ressonante de uma sala, você precisará dobrar a dimensão mais longa, porque quando o som viaja ao longo dessa rota, ele se recupera e cobre a mesma distância novamente.

Por exemplo, se a dimensão mais longa da sala fosse de 11,3 pés, o dobro seria de 22,6 pés. No cálculo da frequência, isso preenche o componente para o comprimento de onda na equação, que também é fornecido pelo site da Sengpiel Audio.

Etapa 3

Divida 1.130 pés por segundo, que é a velocidade do som, pela figura da Etapa 2, onde você dobrou a dimensão mais longa de uma sala. Isso fornecerá o primeiro modo (em Hertz) para a frequência ressonante.

Voltar ao exemplo da etapa anterior: 1.130 pés por segundo dividido por 22,6 pés é igual a 50 Hertz (o primeiro modo). Basicamente, você está calculando a frequência (Hertz) dividindo a velocidade da onda (1.130 pés por segundo) pelo comprimento da onda (duas vezes a dimensão mais longa da sala). Desde que a medição da sala seja feita em pés, o cálculo cancela automaticamente os pés, tanto para a velocidade da onda quanto para o comprimento da onda. Isso deixa você com o número de ciclos que a onda percorrerá em um segundo, também conhecido como Hertz.

Passo 4

Calcule múltiplos do primeiro modo até atingir o décimo modo. Por exemplo, se você obteve 50 Hertz para o primeiro modo do cálculo ressonante, o segundo modo seria 100 Hertz. O terceiro modo seria 150 Hertz e o quarto 200 Hertz. Todas essas frequências modais adicionais também ressoam devido à capacidade de uma onda sonora continuar viajando entre paredes.

Etapa 5

Calcule todas as outras dimensões da sala, para que você tenha três conjuntos de modos. No final dos cálculos, você deveria ter contabilizado o comprimento, a largura e a altura da sala. Depois de ter todos os três conjuntos de modos, você terá calculado as frequências ressonantes da sala.

Antes da construção da sala

Passo 1

Faça o download do ModeCalc, um programa de engenharia acústica que mede os modos e as diferentes frequências ressonantes de uma sala. Os cálculos usados ​​por este programa são semelhantes ao método descrito acima, mas muito mais avançados e complicados.

Passo 2

Conecte os números das dimensões da sala ao ModeCalc. Siga as instruções na parte superior da tela do aplicativo ModeCalc para inserir as dimensões da sala.

Etapa 3

Estude seu resultado e, se possível, altere as dimensões da sua sala. O ModeCalc fornece uma representação gráfica dos dez primeiros modos para cada dimensão da sala, permitindo que você veja "onde eles ocorrem e como eles interagem", de acordo com a Audioholics.

Pin
Send
Share
Send