Propano vs. Metano para Aquecimento

Pin
Send
Share
Send

Propano e metano são hidrocarbonetos que reagem com o oxigênio para liberar energia considerável. Tanto o propano quanto o metano podem ser usados ​​para aquecimento; cada combustível, no entanto, tem suas próprias vantagens e desvantagens, embora ambos sejam tipicamente mais baratos que o aquecimento com eletricidade.

Queimadores de propano são frequentemente usados ​​para aquecer o ar em balões de ar quente.

Tipos

O metano tem a fórmula molecular CH4; tem uma forma tetraédrica e possui quatro átomos de hidrogênio dispostos simetricamente em torno de um átomo de carbono central. O propano possui três carbonos e seis hidrogênios, portanto sua fórmula molecular é C3H6.

Recursos

O propano tem um ponto de ebulição mais alto que o metano, por isso é mais fácil liquefazer, armazenar e transportar. O metano é mais leve que o ar e, portanto, tende a aumentar se liberado, enquanto o propano é mais pesado e, portanto, tende a afundar no chão e se acumular em espaços fechados, se escapar.

Efeitos

O propano possui mais energia armazenada por unidade de volume e, portanto, libera mais calor quando a mesma quantidade de propano é queimada. O metano, no entanto, geralmente é mais barato em termos de custo por quantidade de energia liberada, embora os preços e as comparações de custos possam variar dependendo da sua localização.

Aviso

Ambos os gases são inflamáveis ​​e, portanto, representam um risco de segurança; o propano é frequentemente armazenado em tanques sob pressão, e estes podem estar sujeitos às regulamentações locais. Se o propano escapar, ele apresenta um risco maior porque tende a afundar e tem uma temperatura de ignição mais baixa que o metano.

Potencial

O metano é um potente gás de efeito estufa e, portanto, os vazamentos de metano têm o potencial de contribuir para o aquecimento global. Ambos os combustíveis produzem uma quantidade comparável de dióxido de carbono, outro gás de efeito estufa, quando são queimados, embora o propano libere mais dióxido de carbono que o metano.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Diferencia entre propano y butano: pedir bombonas a domicilio (Março 2024).