Como secar madeira molhada em uma casa

Pin
Send
Share
Send

A água pode se infiltrar na estrutura, no piso e em outras madeiras da sua casa de várias maneiras. Pode surgir de um vazamento no encanamento ou no telhado, pode se acumular como condensação do ar úmido ou pode ser o resultado de uma inundação. Coisas ruins acontecem com a madeira molhada, mas elas não acontecem imediatamente, então você normalmente tem tempo para secar a madeira antes que ocorram danos permanentes.

Como secar madeira molhada em uma casa

Lembre-se disso desde o início: a madeira não pode secar se estiver coberta por algo molhado ou se ainda estiver ocorrendo incursão na água. Você precisa expor a madeira úmida para que o ar circule ao redor dela e direcione a fonte de umidade antes que o processo de secagem possa começar.

Alguns danos causados ​​pela água que você pode ver e outros que não pode

Se houver um vazamento ativo ou apenas uma inundação, você não terá problemas para identificar madeira molhada. Alguns problemas não são óbvios e se revelam apenas por danos relacionados. Drywall mofado ou caído é o sinal mais óbvio de madeira danificada pela água, mas existem outros, incluindo congregações visíveis de formigas.

A água flui ladeira abaixo; portanto, se você sofreu uma pequena inundação ou vazamento, o local mais provável para verificar se há danos é o fundo de paredes e armários. Os pisos são especialmente vulneráveis ​​à umidade. Se a água infiltrar-se sob o revestimento do piso e se infiltrar no subpiso, a podridão resultante pode criar esponja.

A condensação do ar com alta umidade pode criar madeira molhada por toda a casa. Ele pode inchar as portas de passagem e de gabinete e deformar as molduras de portas e janelas. Antes que ocorram danos estruturais, manchas escuras de mofo geralmente o alertam para o problema.

Os danos causados ​​pela água

Se você sofreu recentemente uma enchente, ainda pode ter água parada no chão. A Cruz Vermelha recomenda cuidados, porque a água pode conter patógenos e outros contaminantes prejudiciais à saúde, sem mencionar que apenas suja tudo.

Independentemente de a água estar ou não se acumulando no chão, ela está fornecendo alimento para mofo, podridão e fungos, e se a umidade estiver lá por um longo tempo, as colônias podem ser avançadas. Secar a madeira é a melhor maneira de matar as colônias, mas até que isso aconteça, você deve evitar inalar o ar. Usar uma máscara.

A remediação do molde é uma parte inevitável do controle de danos após um longo período de exposição à umidade. Você não precisa esperar a madeira secar para remover o molde, mas a secagem é necessária se você não quiser que o molde retorne.

Lidar com o molde

O mofo deve crescer em qualquer madeira que se molhe, e a reparação do mofo é uma parte necessária de qualquer limpeza de inundação. A primeira coisa a lembrar é que a Agência de Proteção Ambiental recomenda a limpeza profissional para qualquer infestação de fungos que exceda 10 pés quadrados. Os profissionais têm as ferramentas e o know-how necessários e também podem ajudar no processo de secagem.

Para problemas localizados no molde, o procedimento recomendado é esfregar o molde fisicamente com detergente e água. A lixívia não é necessária porque sua alta tensão superficial impede que ela penetre na madeira e mate as raízes. Você pode usar alvejante se quiser uma concentração de uma parte por 10 partes de água.

Uma maneira melhor de desinfetar a madeira e impedir o crescimento de fungos é aplicar o pó de tratamento de madeira de borato. Isso é especialmente bom para pregos e placas de parede que se molharam. Polvilhe o pó de borato livremente na madeira seca antes de substituir o isolamento e o drywall.

Primeiro passo para secar em uma casa: remover a água parada

A água que se acumulou no chão após uma inundação ou um grande vazamento precisa desaparecer. O melhor método para removê-lo depende de quanto existe. Em alguns casos, você pode conseguir rodo em um canto e pegá-lo com uma esfregona ou uma esponja e, em outros, talvez seja necessário bombeá-lo.

Um vácuo úmido / seco é útil para limpar a água parada, especialmente quando você precisa tirá-lo dos armários. Simplesmente aspire a água na vasilha, esvazie a vasilha do lado de fora e limpe os resíduos com uma esponja. Você também pode usar o vácuo para sugar a água de baixo dos armários e das placas de parede.

Segundo passo: expor a madeira

Se a moldura da sua casa ou qualquer outra madeira estrutural ficar molhada, qualquer coisa que toque nela, como drywall e isolamento, também ficará molhada. A madeira não secará a menos que você remova o material úmido que a cobre.

Retire qualquer gesso que pareça molhado para expor a moldura atrás dela e retire o isolamento. Remova qualquer carpete que cubra um piso de madeira molhado. Se você suspeitar de danos causados ​​pela água no subpiso, remova a cobertura do piso para expor o subpiso. Isso pode envolver muito trabalho, mas se você não fizer isso, corre o risco de reparos muito mais caros em um futuro não muito distante.

Quando ocorrer um vazamento dentro de um armário de cozinha ou banheiro, remova tudo das prateleiras e retire o maior número possível de prateleiras. Para promover a circulação de ar dentro do gabinete, também pode ser uma boa idéia remover as portas. Não se esqueça de consertar o vazamento.

Terceiro passo: circular o ar

Abra portas e janelas na sala para criar uma corrente de ar desde que o tempo esteja seco e não muito frio. Ligue qualquer exaustor disponível e instale o maior número possível de ventiladores portáteis. Defina-os no nível do chão para circular o ar na parte inferior das paredes e dos armários, com maior probabilidade de umidade.

Alguns profissionais de remediação recomendam comprar ou alugar um ventilador para acelerar o processo de secagem. Este tipo de ventilador foi projetado para soprar um fluxo de ar extra forte ao nível do chão, onde você mais precisa.

Quarto passo: fornecer calor

A água evapora mais facilmente no ar quente; portanto, quanto mais calor você puder adicionar, mais rapidamente a madeira secará. Use aquecedores elétricos, não propano. A umidade é um subproduto da combustão de propano; portanto, embora os grandes aquecedores de torpedos possam fornecer muito calor, eles aumentam a umidade do ambiente e retardam o processo de secagem.

Durante o inverno, convém manter as portas e janelas fechadas - ou pelo menos a maioria delas - para ajudar a reter o calor. É uma boa idéia abrir algumas janelas no andar de cima. O calor aumenta e, se houver uma maneira de escapar, a corrente resultante resultará na evaporação.

Quinta Etapa: Execute um Desumidificador

Um desumidificador funciona melhor em um espaço fechado, e você deve definitivamente executá-lo se a madeira que estiver tentando secar estiver no porão ou no banheiro. Pode não ajudar muito em uma sala grande e arejada, mas você provavelmente não precisará dela de qualquer maneira.

Um desumidificador pode ser uma grande ajuda com os danos causados ​​pela água nos armários da cozinha ou do banheiro. O ar não circula bem dentro de um gabinete, mas não é necessário que o desumidificador aspire a umidade. Coloque-o na abertura do gabinete e execute-o com força total.

Manipulação de podridão de madeira

Como o mofo, a podridão é um microorganismo que precisa de umidade para sobreviver. Quando você descobre uma parede molhada por um longo período, é provável que encontre podridão nos pernos e nas placas da parede, especialmente na parte inferior da parede.

Escusado será dizer que a madeira tem que estar seca antes de cobri-la novamente. Você pode usar calor, circulação de ar e um desumidificador para acelerar a secagem. Depois que a madeira estiver seca, aplique o pó de tratamento de madeira de borato para matar o fungo podre e impedir que mais volte a crescer.

Danos por podridão geralmente exigem a substituição da madeira, mas talvez você não precise se preocupar muito. Você pode usar o enchimento de madeira de resina epóxi para fazer reparos. Desenterre a podridão primeiro com um cinzel ou chave de fenda e, em seguida, encha a cavidade com o material de preenchimento. Se você não tiver preenchedor de epóxi na mão, o preenchimento automático de corpo também funcionará.

Vazamento de água sob armários

Os armários inundados na cozinha ou no banheiro apresentam um desafio particular, porque a água geralmente penetra através do fundo do armário no chão. A podridão resultante pode desestabilizar o gabinete e o mofo cria um risco à saúde.

Pode ser necessário remover o pontapé do pé ou a parte inferior do gabinete para obter acesso à área abaixo do gabinete. Se você não puder fazer isso, é melhor mover o gabinete, se possível.

Use um aspirador úmido / seco para sugar a água parada e, em seguida, use uma esfregona para limpar o resíduo. Coloque um ventilador embaixo do armário e deixe-o por um ou dois dias para secar o chão. Depois disso, faça os reparos necessários antes de cobrir novamente as coisas.

Contraplacado e aglomerado danificados pela água

Em uma cozinha ou banheiro com alta umidade, a condensação pode causar estragos nas laterais e nas portas do gabinete. Faz com que o compensado seja laminado e o aglomerado inche e, é claro, promove o crescimento de fungos. Uma vez que a delaminação ou o inchaço ocorram, a substituição da madeira é geralmente a única opção.

Os sinais de danos iminentes são geralmente evidentes na descoloração marrom ou preta na face do gabinete. Quando vir isso, limpe o molde com água e sabão e, em seguida, ligue um ventilador, aquecedor ou ambos para secar as coisas. Se você tiver um problema crônico, procure maneiras de melhorar a circulação de ar ao redor do gabinete.

Invólucros para janelas e portas

Se você mora em uma parte do mundo com invernos frios, pode haver um problema com a formação de condensação na janela e na guarnição da porta. A umidade promove o crescimento de fungos e pode até deformar a guarnição. Isso acontece porque o gradiente de temperatura na porta ou janela condensa a água do ar quente do interior. Não aconteceria se a guarnição estivesse melhor isolada.

Melhore o isolamento removendo o revestimento e soprando o isolamento de espuma de spray no espaço entre a moldura da porta ou janela e a parede. Você também pode colocar isolamento de fibra de vidro nas aberturas, embora isso não seja tão eficaz. Bloqueie os rascunhos aplicando calafetagem a atolamentos de portas e janelas. Substituir janelas de painel único por janelas de painel duplo também ajuda se o seu orçamento permitir.

Você também pode melhorar a circulação de ar nas áreas afetadas usando um ventilador. Isso pode não ser prático se sua casa estiver fria e você estiver tentando torná-la mais quente; portanto, uma alternativa é apenas limpar a condensação com um pano uma vez por semana durante os meses mais frios.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Secagem de Madeira (Abril 2024).