Como sei se minha tomada é 240V?

Pin
Send
Share
Send

Uma tomada de 240V é comum em muitas residências para fornecer eletricidade a aparelhos, como aquecedores de água quente e secadores de roupas elétricos. Os proprietários de imóveis geralmente não têm certeza do tamanho de uma tomada, se suas casas foram construídas por outra pessoa ou o trabalho elétrico foi realizado por outra. Se a sua tomada for de 120 / 110V, 240 / 220V ou 240V reta, você poderá descobrir qual deles sem precisar chamar um eletricista.

As tomadas elétricas são fornecidas em vários tamanhos, dependendo da tensão.

Passo 1

Olhe para a tomada e veja se ela parece diferente das outras tomadas padrão em sua casa. As tomadas de parede padrão têm aproximadamente 4 1/2 polegadas de altura e 2 3/34 polegadas de largura, com duas aberturas para duas pontas. Uma tomada de 240V é maior que uma tomada padrão, normalmente com 4 1/2 polegadas de altura e 4 1/2 polegadas de largura, com uma única abertura de três pinos na forma de um Y ou uma única abertura de quatro pinos que inclui um aterramento.

Passo 2

Teste a tomada usando um multímetro. Um multímetro é uma ferramenta elétrica comumente usada para medir corrente, tensão e resistência. Os multímetros estão disponíveis na maioria das lojas de ferragens, de suprimentos elétricos e online.

Etapa 3

Defina seu multímetro para ler "AC". Coloque as duas sondas nas fendas da tomada da qual não tem certeza, tendo o cuidado de tocar apenas nas alças de plástico das sondas e não na parte metálica das sondas.

Passo 4

Leia quantos volts o multímetro diz na tela. Esta é a voltagem da sua tomada. Uma tomada de 240V terá 240 volts e é comumente necessária para aparelhos elétricos maiores em casa, como cozinha, aquecedor de ambiente ou ar condicionado de janela. Como esses aparelhos requerem mais eletricidade, é necessária uma tomada maior.

Pin
Send
Share
Send