Como propagar rosas usando batatas

Pin
Send
Share
Send

A propagação de rosa (Rosa spp.) Nas batatas é um truque de jardinagem popular que parece funcionar bem porque a batata mantém a ponta do corte no nível de umidade perfeito para desenvolver raízes jovens. As rosas são frequentemente propagadas a partir de estacas jovens de madeira macia, que criam raízes e crescem em novas plantas. Com o método de propagação da batata, a batata é deixada no solo para apodrecer naturalmente à medida que as raízes crescem. A propagação bem-sucedida depende de equipamento estéril, porque as rosas são altamente suscetíveis a doenças.

Desinfecte um par de podadores manuais e uma chave de fenda ou ferramenta de perfuração em uma solução a 10% de alvejante diluída a uma taxa de 1 parte de alvejante a 9 partes de água. Ajuda a misturar esta solução em um frasco de spray e mantê-la em seu jardim para facilitar o acesso quando você precisar desinfetar as ferramentas.

Corte uma seção de 15 a 30 cm de comprimento de uma ponta saudável e verde de uma planta de rosas com as podadoras. Faça o corte em um ângulo de 45 graus para aumentar a área da superfície que pode sugar a água. Coloque a extremidade do corte em água fresca imediatamente após o corte, antes das calotas da ferida; caso contrário, você deve fazer um novo corte imediatamente antes de inseri-lo na batata.

Perfure o lado de uma batata inteira com a chave de fenda ou a ferramenta de perfuração para fazer um furo com pelo menos 5 cm de profundidade e um pouco mais largo que o diâmetro do corte de rosas. Escolha batatas com alto teor de umidade, como batatas brancas, batatas vermelhas ou batatas Yukon Gold.

Mergulhe a extremidade cortada da rosa em pó de hormônio de enraizamento e sacuda o excesso de pó. Esta etapa é opcional, mas o hormônio de enraizamento incentiva o rápido crescimento das raízes.

Empurre a ponta do corte da rosa no buraco da batata. Faça o furo um pouco mais largo, se necessário, para evitar danificar a haste.

Enterre o corte no chão apenas o suficiente para cobrir a parte superior da batata, mas deixando o corte exposto. Você pode plantar diretamente no solo na primavera, enquanto o tempo ainda está frio, mas se você fizer o corte no outono, ele deverá ser iniciado em uma panela e cultivado durante o inverno. Encha a panela com solo estéril para envasamento, usando uma mistura ensacada ou sua própria mistura, como partes iguais de esfagno, turfa, composto acabado e perlita.

Insira uma estaca no chão ao lado do corte com rosas e amarre o corte frouxamente à estaca para mantê-lo reto. Um palito fino, como um palito, funciona bem como uma estaca. A estaca pode ser empurrada para a batata sem problemas.

Molhe o solo ao redor do corte apenas o suficiente para deixá-lo úmido e levemente quebradiço, sem molhar o solo. Regue o corte conforme necessário para manter esse nível de umidade. A batata e o corte apodrecerão rapidamente se o solo for mantido muito úmido.

Puxe suavemente a ponta do corte de rosas após algumas semanas para verificar a resistência que indica que raízes fortes se desenvolveram para ancorar o corte no solo. Se o corte ocorrer, empurre-o novamente para o solo e a batata e aguarde mais uma semana antes de verificar novamente. Remova a estaca quando as raízes se desenvolverem. Se desejar, você pode alimentar o corte de rosas com uma leve aplicação de fertilizante de uso geral após o desenvolvimento das raízes.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como fazer mudas de rosa com uma batata, dica de jardinagem (Abril 2024).