A melhor época para podar Nandinas

Pin
Send
Share
Send

Nandina (Nandina domestica) também é conhecido como bambu celestial, embora não tenha relação com a planta de bambu. Ele leva o apelido do fato de que sua folhagem tem uma estranha semelhança com a das plantas de bambu. Encontrado nas zonas de resistência das plantas do USDA 6 a 9, a nandina é um arbusto lenhoso com interesse durante todo o ano. Dá flores na primavera e bagas no outono, quando sua folhagem fica vermelha, dourada e laranja. Em climas mais quentes, é sempre-viva durante o inverno. Um dos aspectos mais importantes do tratamento com nandina é a poda anual - que é melhor realizada no final do inverno ou no início da primavera.

A folhagem e as bagas da Nova Zelândia proporcionam interesse colorido no outono e inverno.

Quando podar

Nandina produz flores no final da primavera ou no verão, que depois dão lugar a atraentes frutos verdes. Estes amadurecem para uma cor vermelha marcante no outono e permanecem na planta durante o outono e, às vezes, durante o inverno. Embora a poda da primavera seja apropriada para muitos arbustos, se você podar a nandina tarde demais na primavera, corre o risco de não ter frutos na estação seguinte. O momento ideal para podar é no final do inverno ou no início da primavera.

Ferramentas de poda

O ato de podar uma planta causa feridas, e a melhor maneira de minimizar as feridas é usar as ferramentas certas e mantê-las afiadas. Dois tipos de ferramentas são usados ​​para podar a nandina. Usar tesoura de poda manual cortar galhos e ramos que medem 3/4 de polegada de diâmetro e menores. Podadores de desvio, embora mais caros que os podadores do tipo bigorna, fazem um corte mais limpo. Para crescimento medindo até 1 3/4 polegadas de diâmetro, use tesouras cortantes.

Estratégia

Ao podar a nandina, você prepara o cenário para o crescimento da estação seguinte. Estes são cultivadores vigorosos, portanto é necessária uma poda anual agressiva.

  1. Podar um terço das hastes, espaçadas aleatoriamente em torno da nandina, todo o caminho de volta ao nível do solo.
  2. Podar outro terço das hastes até a metade da altura do arbusto - essas hastes gerarão novo crescimento e serão preenchidas no meio do arbusto.
  3. Permita que o terço final das hastes permaneça sem poda. Esse efeito escalonado mostrará as flores e bagas da próxima estação.

Cuidados pós-poda

Após a poda é um bom momento para fertilizar a nandina e prepará-la para a próxima temporada. Use um fertilizante 10-10-10 solúvel em água com meia força ou aplique um fertilizante com rododendro e azaléia, rico em ácido. Você também pode usar um fertilizante granular de acordo com a taxa listada na embalagem para o tamanho da sua nandina. Polvilhe o fertilizante sobre o solo, partindo 15 cm da base do arbusto e use um ancinho para espalhá-lo 1 pé além da linha de gotejamento. Regue a uma profundidade de 20 cm e deite uma nova camada de cobertura morta, se você a usar.

Pin
Send
Share
Send