Você pode verniz sobre madeira oleada?

Pin
Send
Share
Send

Os acabamentos a óleo dão uma aparência suave e natural à madeira, mas podem atrair sujeira e graxa, o que pode impedir a capacidade de o verniz aderir bem. Se você optar por aplicar uma camada de verniz na madeira oleada, limpe a madeira primeiro. A maioria dos vernizes é compatível com acabamentos a óleo e dará à madeira um revestimento rígido e protetor.

Crédito: Jupiterimages / Goodshoot / Getty Images Um acabamento em verniz fará a mesa parecer mais brilhante.

Diferenças

Acabamentos de óleo, feitos a partir de óleos naturais, como óleo de linhaça ou óleo de tung, são utilizados há centenas de anos. Estes produtos são fáceis de aplicar e penetrar na superfície da madeira, escurecendo sua cor natural e tornando o grão mais óbvio. O verniz é um produto sintético produzido por cozimento de um óleo de acabamento com resina sintética para criar um material que seca rapidamente e com um acabamento duro. É mais durável que um acabamento com óleo, mas deve ser removido antes de repintar a madeira. Você também encontrará produtos combinados de verniz / óleo. Muitos finalizadores domésticos adicionam verniz ao acabamento de óleo para melhorar sua durabilidade.

Compatibilidade

Na maioria dos casos, você pode aplicar verniz com segurança sobre um pedaço de madeira oleado, porque o verniz também contém óleo. Vernizes à base de água são uma exceção a esta regra. Procure um verniz à base de óleo e leia as instruções da embalagem para garantir que seja compatível com o acabamento do óleo. Pincele uma pequena quantidade de verniz em uma área discreta antes de aplicá-lo a todo o projeto.

Inscrição

Para aplicar verniz sobre madeira oleada, comece com uma superfície limpa. Um dos principais desafios na aplicação de verniz é que pequenas partículas de poeira sobre a mesa causam imperfeições no produto acabado. Uma limpeza completa com um pano levemente úmido é geralmente tudo o que é necessário, mas você também pode lixar os móveis antes de aplicar o verniz, se preferir. Limpe toda a serragem com um pano úmido ou um pano úmido. Aplique o verniz na direção do grão em movimentos rápidos e curtos. Escove a superfície na direção oposta para suavizar o verniz. Depois que a primeira demão secar, você pode lixar levemente, limpar e aplicar uma segunda demão.

Alternativas

O óleo dinamarquês é uma mistura de óleo cru e verniz e funciona em algum lugar entre um óleo penetrante e um verniz. É mais difícil que o óleo, mas não tem a sensação plástica de verniz. Se você está preocupado com o uso de verniz sobre óleo, o óleo dinamarquês é uma solução eficaz. Os acabamentos a óleo escurecem permanentemente a cor da madeira. Uma aplicação de verniz fará a madeira parecer mais brilhante, dependendo do verniz usado, mas o verniz não clareará a cor da madeira. Outras opções incluem pintar a mesa com uma tinta à base de óleo ou leite. As tintas à base de óleo formam uma superfície dura quando curadas, enquanto as tintas de leite têm uma função semelhante a um acabamento de óleo. A tinta de leite absorve a superfície, colorindo a madeira sem criar uma superfície dura.

Pin
Send
Share
Send