Preparação para Pintura

Pin
Send
Share
Send

O trabalho preparatório completo é de pelo menos 50% de uma boa pintura.

O velho ditado diz: "Uma boa pintura depende de uma boa preparação da superfície". Como muitos provérbios antigos, esse é absolutamente verdadeiro, especialmente ao pintar o revestimento exterior. Se você quer a satisfação de uma casa recém-pintada, deve fazer o trabalho árduo antes mesmo de pegar um pincel.

O trabalho de preparação tem um objetivo: fornecer uma superfície limpa, seca e sólida para receber a tinta. A quantidade de trabalho envolvido dependerá da condição do tapume e, em certa medida, do tipo de tapume. A maioria dos materiais de revestimento, incluindo madeira, vinil, alumínio e fibrocimento, pode ser pintada.

Fazer reparos

Qualquer número de reparos pode ser necessário antes da pintura do revestimento, mas o objetivo é garantir que o revestimento esteja em boas condições para aceitar a tinta e que qualquer revestimento danificado ou solto seja consertado ou substituído. Independentemente do tipo de revestimento que você possui, os reparos podem incluir remover ou erguer a linha de revestimento acima da área danificada para alcançar as unhas que prendem a peça danificada no lugar. Se estiver substituindo uma seção do revestimento de madeira, prepare as costas e as extremidades das novas placas antes de pregar no lugar. O revestimento com rachaduras ou furos, mas sólido, pode ser remendado com um preenchimento externo antes da pintura.

Proteger a paisagem

A maioria das pessoas cobre arbustos, canteiros de flores e seções do gramado com lonas de plástico ou lona na hora de pintar, mas é uma boa idéia tomar as mesmas precauções ao iniciar o trabalho de preparação. Algumas preparações requerem a limpeza do revestimento e as lonas impedem que a água com sabão caia nos arbustos e outras plantas da paisagem. Para proteção adicional, umedeça suavemente as plantas antes de colocar as lonas no lugar. Siga com uma lavagem para estar no lado seguro. As lonas também impedem que pedaços de tinta raspada aterrem nas plantações.

Forneça uma superfície limpa

O revestimento levemente sujo, incluindo madeira, vinil, alumínio e fibrocimento, pode ser limpo com uma mangueira de jardim. Trabalhe em áreas mais sujas com uma mangueira, escova de nylon e detergente neutro. O mofo e o oídio podem ser limpos com uma solução diluída de alvejante - quatro partes de água para uma parte de alvejante. Se você não gosta da idéia de usar água sanitária, o vinagre branco misturado com água também pode cuidar do oídio. Também existem produtos de limpeza para tapume que você pode comprar em lojas de ferragens e home centers.

Lavagem sob pressão. Trabalhar com uma lavadora de alta pressão tornará o trabalho muito mais rápido do que limpar com uma mangueira e escovas, e é uma boa maneira de limpar os depósitos de giz - o resíduo em pó encontrado em algumas superfícies pintadas. Basta esfregar a mão ou um pano limpo sobre o lado para determinar se a superfície está riscando.

Se você usar uma lavadora de alta pressão, esteja ciente de que em mãos inexperientes, uma lavadora de alta pressão pode danificar o revestimento. Aqui estão algumas dicas para lavagem sob pressão:

  • Use óculos de segurança e esteja ciente da localização das linhas de energia elétrica.
  • Use apenas detergentes projetados para lavadoras de alta pressão.
  • A baixa pressão é melhor para limpar o revestimento da casa do que a alta pressão. Nas mãos erradas, as arruelas comerciais de alta pressão podem danificar o revestimento.
  • Pratique usando a ferramenta. Comece em pé a cerca de um metro da parede. Se você se sentir confortável, aproxime-se.
  • Ao aplicar o sabão, trabalhe de baixo para cima, mas segure a varinha em um ângulo descendente. Você deseja evitar pulverizar sob o tapume. Cuidado para não borrifar nas aberturas ao redor de portas e janelas.
  • Não use uma lavadora de alta pressão enquanto estiver em uma escada.
  • É melhor evitar trabalhar sob luz solar direta, porque a solução pode secar muito rapidamente e causar riscos.
  • Para enxaguar, mude para um bico de grande angular, geralmente um bico de 25 ou 40 graus. Trabalhe de cima para baixo para enxaguar. Mais uma vez, evite pulverizar atrás do tapume.
  • Verifique se o tapume está seco antes da pintura, geralmente cerca de 48 horas.

Remover tinta solta

Qualquer descascamento, formação de bolhas ou outras formas de tinta danificada precisam ser removidas. Existem muitas causas possíveis para danificar a pintura, incluindo uma pintura ruim no passado. Mas a umidade por trás do tapume é outra causa. Corrija os problemas de umidade antes de pintar.

Existem várias ferramentas para raspar e descascar a tinta descascada, incluindo raspadores manuais com pontas afiadas, acessórios para brocas portáteis, pistolas térmicas e raspadeiras elétricas. Remova toda a tinta danificada até chegar a uma superfície profundamente pintada. Em seguida, use uma lixa para cobrir as bordas da boa tinta e criar uma superfície lisa. Isso pode ser feito com uma lixadeira manual, mas uma lixadeira pequena de 1/4 de folha facilita o trabalho dessa tarefa. A melhor estratégia é fazer pelo menos dois passes de lixa, um com papel de grão mais grosso (como grão 80) e um passe de acabamento com um grão mais fino (como grão 120). Certifique-se de usar uma máscara de partículas e proteção para os olhos enquanto raspa e lixa.

Alguns profissionais removerão toda a tinta antiga das superfícies de madeira. Isso geralmente leva a um trabalho mais uniforme e de qualidade profissional. Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo amolecer a tinta com uma pistola de calor e raspá-la, ou usar um moedor ou lixadeira para abrasão de toda a superfície da tinta até a madeira nua. Este é um trabalho muito pesado, no entanto; para a maioria dos amadores, é suficiente raspar a tinta solta e alisar as bordas da tinta restante.

Antes de pintar, limpe toda a madeira nova e exposta antes de pintá-la.

Prime Bare Wood

Prepare toda a madeira nua com uma cartilha externa. Os primers à base de óleo realizam melhor o trabalho de esconder imperfeições na madeira do que os produtos à base de água, e geralmente são uma base melhor para a camada superficial da tinta. Os primers à base de óleo são bons para usar se você for revestir com uma tinta à base de água (acrílica ou látex).

Preparar o tapume para a pintura é um trabalho árduo, mas a preparação completa é a única maneira de garantir um bom trabalho de pintura.

Pin
Send
Share
Send