Diferença entre Slate e Flagstone

Pin
Send
Share
Send

Existe uma confusão considerável quanto à diferença entre ardósia e laje. Em muitas discussões sobre esse tópico, termos como xisto, ardósia, calcário, bluestone, pavimentadora, laje e pedra de paisagismo são usados. Infelizmente, isso serve apenas para confundir ainda mais o problema.

Ardósia e laje são semelhantes, mas têm diferenças distintas.

Laje

Laje é o termo geral usado para se referir a várias rochas sedimentares e metamórficas. Esses tipos de pedra são chamados de laje, porque tendem a se dividir facilmente em segmentos planos que podem ser usados ​​para pavimentar passagens, construir paredes de pedra e servir em qualquer número de usos criativos em casa e jardim. Quando alguém se refere a uma rocha como "laje", não se refere ao nome próprio da pedra, apenas à sua adequação ao uso como tom de pavimentação.

Ardósia

Ardósia é um tipo de rocha conhecido como laje. Na realidade, a ardósia é uma rocha metamórfica de baixo grau. A ardósia é popularmente usada para laje, porque é facilmente dividida em camadas finas e é extremamente comum e com preços razoáveis. A ardósia é na verdade a forma metamorfoseada do xisto rochoso sedimentar.

Xisto

O xisto, o componente base da ardósia, é um sedimento de grão fino que se transforma em rocha quando exposto à pressão por um longo período logo abaixo da superfície da Terra. É composto principalmente de matéria orgânica que se deposita na lama e se acumula até que a pressão a transforme em xisto. A grande quantidade de matéria orgânica no xisto a torna uma fonte ideal de gás natural.

Metamorfose

Metamorfismo é o processo pelo qual o xisto é convertido em ardósia. Com o tempo, os processos geológicos podem fazer com que o xisto se mova mais fundo na crosta terrestre. Lá, pressão e calor aumentam tremendamente. O xisto exposto a essas condições extremas por longos períodos de tempo passa por mudanças químicas e de textura que eventualmente o transformam na pedra metamórfica que chamamos de ardósia.

Pin
Send
Share
Send