Como funcionam os aquecedores catalíticos?

Pin
Send
Share
Send

Os aquecedores catalíticos são extremamente comuns nos locais de trabalho, nos motores e nos aquecedores de ambiente. Eles trabalham introduzindo um catalisador nas reações químicas existentes, acelerando-as. Embora isso pareça um processo extremamente complexo, a verdade é que a inserção de um catalisador não exige que grandes saltos de química sejam feitos corretamente.

Crédito: Evgen_Prozhyrko / iStock / GettyImagesComo funcionam os aquecedores catalíticos?

Fundamentos do aquecedor catalítico

Quando se trata de aquecedores catalíticos, a química é bastante básica. O catalisador em si não pode alterar o processo químico no qual foi introduzido. Em vez disso, torna esse processo mais rápido. A aceleração de um processo químico é o que causa calor. Tipicamente, um catalisador é feito de platina ou metais do tipo platina, como ródio ou paládio.

Como funcionam os queimadores catalíticos

Os queimadores catalíticos são essencialmente os mesmos que qualquer outro aquecedor catalítico. Um catalisador, tipicamente metal, é inserido em uma reação química para aumentar sua velocidade. Quando as reações químicas aceleram, elas criam calor sem produzir fogo, fumaça ou até vapor. Por esse motivo, eles geralmente são usados ​​em ambientes em que itens inflamáveis ​​podem entrar em contato com eles.

Os canteiros de obras e plantas químicas têm alguns dos usos em larga escala do calor catalítico. Eles também são frequentemente usados ​​em áreas onde a condensação do vapor seria problemática. Por exemplo, um aquecedor de ambiente mantido sob sua mesa no escritório evitaria danos aos papéis ou ao computador.

A ciência dos aquecedores catalíticos

Em essência, os aquecedores catalíticos precisam apenas de três coisas para funcionar: combustível, oxigênio e um catalisador. Na maioria dos casos, o combustível vem na forma de gás natural ou propano. O catalisador é tipicamente uma placa revestida a platina com carga elétrica.

Em uma configuração típica de aquecedor catalítico, o gás natural ou o propano ficam dentro do aquecedor contra metal platinado ou do tipo platina. Ao ligar o aquecedor, você carrega a placa, e a placa carregada eletricamente faz com que o processo químico acelere. A aceleração de um processo cria calor.

Aquecedores Catalíticos e Monóxido de Carbono

Aquecedores catalíticos não produzir monóxido de carbono. Isso ocorre porque eles não estão criando gases. Enquanto eles podem usar gás natural ou propano, aquecedores catalíticos apenas aceleram seu processo químico em vez de queimar. Como não há alteração molecular no gás dentro do aquecedor catalítico, não é criado monóxido de carbono.

Isso não significa que seu aquecedor catalítico não precise de combustível para funcionar. O gás natural ou propano ainda é necessário para executar o processo catalítico e terá que ter uma linha dedicada ou ser reabastecido regularmente. Você não deve sentir o cheiro do seu aquecedor catalítico e, até que o gás acabe, eles devem funcionar quase imediatamente e continuar produzindo calor a partir do momento em que são ligados.

Embora esses aquecedores exijam combustível na forma de propano ou gás natural, eles são uma maneira bastante isenta de desperdício de gerar calor. Em resumo, um aquecedor de gás catalítico é simplesmente um tipo de aquecedor ou queimador catalítico. Muitos deles são facilmente portáteis e podem ser usados ​​em acampamentos (como um aquecedor de combustível Coleman ou um Mr. Heater), embaixo de uma mesa ou para evitar que seus canos congelem durante o inverno.

Aquecedores de propano e monóxido de carbono

Alguns aquecedores de propano pode dar monóxido de carbono. Ainda assim, alguns são sistemas fechados que podem ser usados ​​com segurança em sua casa. É importante entender que um aquecedor de propano não é necessariamente um aquecedor catalítico.

Quando queimado, o propano liberta monóxido de carbono. Se esse aquecedor for trazido para dentro, pode causar envenenamento por monóxido de carbono. Para garantir que seu aquecedor de propano seja seguro para uso em ambientes fechados, verifique a embalagem e o dispositivo. Ambos devem ser claramente rotulados para informar sobre o uso pretendido.

Pin
Send
Share
Send