Diagrama das partes de uma flor

Pin
Send
Share
Send

Além de lindas, as flores têm o importante trabalho de criar sementes. Praticamente todas as frutas e legumes vêm de sementes. Por exemplo, os pessegueiros florescem na primavera com flores. Essas flores acabam se transformando em pêssegos. Olhe atentamente para uma flor de pêssego e você poderá ver as várias partes de uma flor.

Diagrama das partes de uma flor - Fotografia por brgfx / iStock / GettyImages

Partes principais de uma flor

Examine um diagrama de flores e você verá que as flores consistem em várias partes. Todas essas partes da flor têm uma função específica que permite que a flor floresça e depois se torne fruto ou semente.

Pétala

As pétalas são a parte bonita da flor que lhe dá sua forma e forma. Pétalas vêm em uma ampla variedade de cores. Estes podem incluir branco, amarelo, rosa, vermelho, roxo, laranja e muitos outros. Pétalas fazem o trabalho de atrair insetos e criaturas polinizadoras para as flores. Estes incluem abelhas, borboletas, pássaros e morcegos. Tais criaturas ajudam na fertilização.

Sepal

A sépala consiste em pequenas folhas crescendo na base das pétalas. Eles protegem as flores antes de florescerem. As sépalas também ajudam a manter as flores no lugar das plantas.

Pedúnculo

O pedúnculo é o caule da flor. A flor está localizada no topo do pedúnculo. O pedúnculo também é conhecido como tronco. Esta é a parte da planta que é cortada para produzir flores cortadas.

Receptáculo

O receptáculo é a seção espessa no fundo da flor que mantém seus órgãos.

Pistilo de flor

Pistilo: A parte feminina da flor, o pistilo está localizado no centro da flor. O pistilo contém o estigma, estilo e ovário. Você reconhecerá o pistilo em um diagrama da planta, porque ele se parece com um pequeno botão que se projeta da flor.

Estigma: O estigma está localizado na ponta do pistilo. Esta é a parte da flor que é pegajosa e coleta pólen. O pólen inicia a fertilização para que as sementes possam ser criadas.

Estilo: O estilo é a haste longa que suporta o estigma.

Ovário: De todas as partes de uma flor, este é um dos mais importantes. O ovário está localizado na base da flor. Possui sementes conhecidas como óvulos. Estes óvulos são o que se transformam em frutas.

Estame

O estame é a parte masculina de uma flor. Em um diagrama de flores, o estame está localizado nos dois lados do pistilo. O estame consiste em duas partes:

Antera: A antera é a cabeça do estame. Produz pólen.

Filamento: O filamento é o caule preso à flor que segura a antera.

A função do estame é produzir células reprodutoras masculinas. Quando polinizam insetos, como abelhas e borboletas, vão à flor buscar pólen, eles também visitam o estigma. Isso irá fertilizar a flor. Quando o pólen chega ao estigma, um tubo diminui o estilo. Este tubo entra no ovário. As células reprodutivas masculinas da antera viajam através do tubo e se juntam ao óvulo, fertilizando-o.

Tipos de flores para reprodução

Como mencionado, muitas flores têm partes masculinas (estame) e femininas (pistilo). Isso permite que uma flor crie sementes e frutas por conta própria, que podem ser polinizadas com a ajuda de insetos, pássaros ou outras criaturas. As flores que têm pistilo e estame e podem se reproduzir sozinhas são conhecidas como flores perfeitas.

Outros tipos de flores têm apenas órgãos masculinos ou femininos. Com esses tipos de flores, é necessária outra flor do sexo oposto para produzir sementes e frutos. Tais flores são conhecidas como flores imperfeitas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Frivolitê Diagrama - miolo da flor (Abril 2024).