Purificador de Ar vs. Ionizador

Pin
Send
Share
Send

Os purificadores de ar e os ionizadores trabalham para remover os tipos de contaminantes do ar interno que podem tornar a vida miserável para quem sofre de alergias e pessoas com doenças respiratórias. Os purificadores de filtragem de ar usam uma tecnologia de purificação de ar diferente daquela usada pelos ionizadores, um tipo de purificador que usa cargas eletrostáticas para limpar o ar, mas algumas unidades de purificação de ar empregam várias abordagens tecnológicas para maximizar suas capacidades de purificação.

Crédito: AnneMS / iStock / Getty Images Menina com alergias assoando o nariz.

O que os purificadores fazem

Os purificadores de filtragem mecânica passam o ar através do material de filtro que retém poluentes e alérgenos, como poeira, pólen, fumaça e pêlos de animais, os tipos de contaminantes mais problemáticos para asmáticos e alérgicos, crianças, idosos e animais de estimação. Os filtros de ar particulado de alta eficiência são certificados pelo Departamento de Energia dos EUA como capazes de remover pelo menos 99,97% das partículas com 3 mícrons de diâmetro ou mais, e são muito eficazes na captura de poeira, fumaça, esporos de mofo e pólen. Os filtros que não atingem uma classificação HEPA verdadeira são geralmente capazes de reter poeira e pêlos de animais, mas podem permitir a passagem de partículas menores, como esporos e pólen. Alguns purificadores também usam filtros de carvão ativado para remover alguns - mas não todos - poluentes e odores gasosos do ar também.

Como os ionizadores são diferentes

Os ionizadores liberam íons carregados negativamente no ar, e esses íons transmitem suas cargas às partículas poluentes, o que faz com que as partículas grudem umas nas outras ou objetos na sala e se estabeleçam no ar. Alguns purificadores de filtragem mecânica também incorporam um mecanismo que fornece uma carga elétrica às partículas poluentes à medida que elas passam pela unidade; as partículas carregadas aderem a uma placa com carga oposta dentro do purificador. Ionizadores e purificadores eletrostáticos podem ser eficazes na remoção de pequenas partículas, como bactérias, do ar, mas podem ser menos eficazes do que os filtros mecânicos na captura de partículas maiores, como poeira e caspa, tornando-as menos úteis para quem sofre de alergias e asma.

Como os dispositivos são classificados

Os purificadores são classificados de acordo com sua eficácia na remoção de contaminantes do ar. Os filtros mecânicos são classificados por um valor mínimo de relatório de eficiência; filtros de alta eficiência têm classificações MERV entre 14 e 16 e filtros HEPA têm classificações MERV entre 17 e 20. Os valores da Taxa de Entrega de Ar Limpo dos fabricantes de eletrodomésticos da Associação medem o volume de ar purificado que passa por um determinado purificador; um purificador com um número de CADR entre 98 e 130 é capaz de limpar efetivamente o ar em uma sala de tamanho médio.

Limitações do purificador e ionizador

Os purificadores podem remover apenas contaminantes transportados pelo ar, e as unidades que dependem de filtros mecânicos ou precipitadores eletrostáticos podem purificar apenas o ar que realmente passa através da unidade. Como muitos poluentes e alérgenos se depositam no ar e nas superfícies rapidamente, eles podem evitar a ação do purificador e permanecer na sala. Purificadores eletrostáticos e ionizadores produzem ozônio, que é um irritante respiratório e pode ter um efeito adverso em pessoas que sofrem de asma ou outros problemas respiratórios.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Umidificador e purificador de ar ultrasônico com ionizador (Abril 2024).