A diferença entre mantas, cobertores e afegãos

Pin
Send
Share
Send

Cobertores, mantas e afegãos são todos revestimentos de tecido que fornecem calor. Os termos se sobrepõem, de modo que definições rígidas e rápidas nem sempre se aplicam. Em geral, um cobertor é um grande pedaço de tecido usado para se aquecer normalmente como roupa de cama; uma lançar é um cobertor pequeno usado frequentemente como um elemento de decoração sobre um sofá e um afegão é um cobertor de malha ou malha. Distinções adicionais podem ser feitas considerando o tamanho, materiais, uso e origem da palavra.

Um cobertor de lã xadrez em uma cadeira de estilo moderno de meados do século.

Distinções de tamanho

Os tamanhos dos cobertores referem-se ao tamanho da cama o cobertor se destina a cobrir. As dimensões do cobertor são maiores que o colchão correspondente, permitindo que o cobertor fique sobre as laterais e dobre sob os pés do colchão.

Lances normalmente têm um tamanho padrão de 50 polegadas de largura por 60 polegadas de comprimento. Isso pode variar alguns centímetros em qualquer dimensão.

Afegãos podem ser de qualquer tamanho. O tamanho final para a maioria dos padrões afegãos é semelhante a um lance. Afegãos do tamanho de um colo, geralmente com cerca de 36 polegadas de largura por 48 polegadas de comprimento, às vezes são chamados lapghans. Afegãos feitos em tamanhos de cama geralmente cobrem apenas a parte superior do colchão e não ficam pendurados nas laterais. Curiosamente, os afegãos do tamanho de bebês, com cerca de 30 a 36 polegadas quadradas, são mais freqüentemente chamados de cobertores para bebês, em vez de para bebês.

Materiais e Construção

Os cobertores geralmente são feitos de um pedaço grande de tecido que retém o calor, como lã e mistura de lã, flanela, tecido térmico ou lã. As bordas do cobertor podem ser amarradas com uma tira estreita de tecido firmemente tecido para evitar desgaste.

Os lances podem ser construídos como um cobertor ou tecidos à mão. Lances de cobertor geralmente têm franjas em vez de extremidades vinculadas. Os lances tricotados manualmente são chamados de afegãos. De acordo com a sua natureza decorativa, os lances podem ser feitos com tecidos de luxo, como chenille, veludo amassado, pele sintética ou camurça. Esses arremessos de luxo geralmente são apoiados com outro tecido, como cetim ou brocado, para criar um arremesso de dois lados.

Os afegãos, que são amplamente definidos por sua construção, são tricotados ou tricotados à mão a partir de fios. Os afegãos eram originalmente feitos de quadrados de muitos fios de cores vivas, mas também podem ser feitos em uma peça ou com uma cor. A característica distintiva dos afegãos artesanais é a textura resultante dos pontos de malha ou crochê.

Uso Decorativo

Como o objetivo principal dos cobertores de cama é fornecer calor, eles geralmente são mantidos embaixo das cobertas e não são exibidos. Mas afegãos e mantas são elementos decorativos, bem como fontes de calor. As mantas e os afegãos costumam ser escolhidos por cores e padrões que acentuam a decoração de um quarto, e são exibidos envoltos em sofás, cadeiras, otomanos ou nos pés de uma cama.

Origem da palavra

Enquanto a palavra cobertor remonta ao inglês médio do início dos anos 1400, o uso de afegão descrever cobertores de malha ou de malha é mais recente. A partir do final dos anos 1700, afegão tornou-se uma palavra em inglês que se refere aos povos tribais do Afeganistão. Em meados do século XIX, os tecidos coloridos da região tornaram-se favorecidos, produzindo o termo Xale afegão. Logo foi reduzido para afegão e foi aplicado em cobertores artesanais, de malha ou tricotados, com desenhos coloridos.

Pin
Send
Share
Send