DIY: Fita para encadernação de carpetes

Pin
Send
Share
Send

A fita para carpete com um cordão decorativo ao longo de uma borda está prontamente disponível, mas a disponibilidade limitada de cores e estilos nem sempre funciona com a infinita variedade de padrões e cores presentes no carpete. Faça o seu próprio com um cordão decorativo para estofados e use-o para finalizar tapetes desgastados ou transformar restos de carpetes em revestimentos de aparência profissional. Escolha estofos com a mesma altura do tapete; um tapete de pêlo mais alto requer um corte mais substancial.

A fita adesiva DIY acrescenta um acabamento profissional aos tapetes que não possuem encadernação.

Preparando o tapete

Passo 1

Coloque o tapete com a face voltada para baixo sobre um pedaço de madeira compensada e limpe a área ao redor, permitindo um perímetro de 3 pés. Se desejar, defina a madeira compensada sobre os serrotes.

Passo 2

Apare todas as quatro bordas do tapete. Usando uma régua de metal como guia, corte a parte de trás com uma faca equipada com uma nova lâmina de barbear. Vire o tapete e corte quaisquer fios soltos com tesouras afiadas.

Etapa 3

Meça o perímetro total do tapete e adicione 6 polegadas. Corte um pedaço largo de fita adesiva e um cordão de estofamento liso com esse comprimento.

Criando a fita

Passo 1

Coloque a fita horizontalmente em uma superfície plana. Com cuidado, retire a parte de trás do lado mais próximo de você, dobrando-a para expor uma borda longa do adesivo da mesma largura que a guarnição do estofamento. Vincar a dobra para mantê-la no lugar; se isso não funcionar, prenda a dobra com dois pequenos pedaços de fita adesiva de baixa aderência ou pese-a com um livro ou uma ferramenta.

Passo 2

Enrole a guarnição do estofamento para que a parte de trás fique do lado de fora e a borda boa fique para dentro. Alinhe a extremidade esquerda do rolo de acabamento com a extremidade esquerda do adesivo exposto. Trabalhando para a direita, pressione o fio na fita do tapete ao longo da borda, desenrolando a guarnição e pressionando-a na fita plana lentamente enquanto você se move em direção ao lado oposto da fita. Tome cuidado para alinhar as bordas dos dois produtos e corrija os erros que ocorrerem antes que o adesivo nas fitas de carpete decore.

Etapa 3

Apare a nova fita decorativa de carpete, com cerca de 1/4 de polegada nas duas extremidades, para criar bordas limpas e niveladas.

Decorando o tapete

Passo 1

Posicione uma extremidade da fita do tapete embaixo da metade da borda lateral do tapete. Retire uma parte do suporte da fita. Pressione a fita na parte de trás do tapete, alinhando o cordão com a borda do tapete. Retire o suporte em pequenas seções enquanto trabalha para evitar que a fita grude em si mesma ou na superfície de trabalho ao anexá-la.

Passo 2

Trabalhe seu caminho ao redor do tapete. Quando chegar a um canto, corte a fita até o cabo e dobre a fita do tapete. Pare quando chegar ao seu ponto de partida inicial.

Etapa 3

Apare a extremidade da fita do tapete para criar uma costura confortável entre as duas extremidades. Selar a costura com uma gota de cola quente aplicada nas extremidades cortadas da guarnição.

Passo 4

Passe uma fina camada de cola ao redor do perímetro do tapete entre o cordão e as fibras do tapete. Pressione o fio contra o tapete enquanto trabalha; para seções longas, um pedaço de madeira empurrado contra o cordão agiliza o processo. Deixe a cola secar completamente antes de colocar o tapete de volta no chão.

Pin
Send
Share
Send