O tipo de água afeta o crescimento das plantas?

Pin
Send
Share
Send

As plantas precisam de luz, ar e nutrientes para prosperar. Eles derivam seus nutrientes do solo ou, em hidroponia, de água rica em nutrientes. Nos jardins do solo, você precisa regar o jardim com frequência, para que boas bactérias, fungos e micróbios possam adicionar nutrientes ao solo para que as plantas possam usar. As plantas também precisam de água para a função celular. O tipo de água utilizada, tanto na jardinagem do solo quanto na hidroponia, pode afetar o crescimento das plantas.

Montante

Muita água em um jardim no solo pode afogar as raízes de uma planta. Pouca água e as plantas não conseguem extrair oxigênio suficiente do solo para "respirar". A maneira básica de saber se o seu jardim de solo precisa de água é enfiar o dedo no solo. Se você sentir solo úmido, espere um dia. Se o solo estiver seco, regue o jardim. Na hidroponia, se o nível da água estiver muito baixo no sistema, você precisará adicionar água para que as raízes das plantas possam extrair seus nutrientes.

Função

A água ajuda no transporte de nutrientes para as plantas através de suas raízes. Ele também fornece suporte no nível celular; sem água, as plantas murcham. Mas se a água for muito ácida ou alcalina, as plantas poderão não conseguir processar adequadamente a água para uso.

PH

Água com partes iguais de ácido e alcalino é considerada neutra ou possui um equilíbrio de pH de 7,0. Quando a água é mais ácida, esse número fica abaixo de sete. Para a água mais alcalina, o número ultrapassa sete. O balanço do pH da água afeta o conteúdo ácido e alcalino do solo. Se a água for muito ácida, os níveis de cálcio, magnésio e potássio são reduzidos. O cálcio é necessário para o crescimento celular, o magnésio para a formação de clorofila e o potássio para a síntese de proteínas. Se a água é muito alcalina, o cálcio se acumula, cortando efetivamente o fluxo de nutrientes para as raízes das plantas.

Efeitos

A água que você usa para suas plantas deve ter um pH perfeitamente equilibrado de sete? Não necessariamente. Tanto o solo quanto a água têm um equilíbrio de pH e, na jardinagem do solo, é necessário atingir o equilíbrio de pH correto para as plantas que você cultiva. A maioria das ervas e vegetais prefere condições de cultivo mais ácidas, com um pH entre 5,5 e 6,5. O equilíbrio do pH da água afetará o equilíbrio do pH do solo, afetando, finalmente, o crescimento e a saúde de suas plantas.

Considerações

Tanto na jardinagem do solo quanto na hidroponia, o equilíbrio do pH da água que você usa para suas plantas é significativo. Se você usa água da torneira, água da mangueira ou água destilada, precisa verificar o equilíbrio do pH antes de adicioná-lo ao seu jardim para suas plantas. Na jardinagem do solo, verifique também o pH do solo e altere o solo conforme necessário para alcançar um equilíbrio ideal para suas plantas. Na jardinagem hidropônica, verifique o equilíbrio do pH depois de adicionar nutrientes e depois altere a água. Existem produtos disponíveis para ajustar o pH da água em sistemas hidropônicos.

Pin
Send
Share
Send