Um guia para lixadeiras elétricas e como usá-las

Pin
Send
Share
Send

Cada carpinteiro precisa de uma lixadeira para suavizar e modelar.

Se você trabalha com madeira, precisará de uma lixadeira. As lixadeiras elétricas são excelentes para alisar a madeira e prepará-la para o acabamento, mas elas também têm outros usos. Você pode usar uma lixadeira para modelar as bordas da madeira ou remover a pequena quantidade de material que impede a porta ou a gaveta de funcionar corretamente. Você também pode usar uma lixadeira para desbastar materiais que não sejam madeira, como metal e epóxi, para moldá-los e prepará-los para a pintura.

Longe vão os dias da lixadeira de cinta de 10 libras e da lixadeira orbital com fio pesado que precisava de duas mãos para operação. As lixadeiras de hoje são leves e eficientes, e os modelos sem fio são abundantes. A idéia básica por trás da ação linear de uma lixadeira de correia ou do movimento circular de um orbital não mudou. É tudo sobre desgastar madeira com papel abrasivo, usar eletricidade para que você não precise fazer isso manualmente. No entanto, as lixadeiras modernas são mais fáceis de usar e são úteis para mais aplicações do que seus antecessores. Alguns são mais caros que outros, mas nenhum vai arruinar o banco.

Lixadeiras Orbitais vs. Correias

crédito: as lixadeiras FermBelt e as lixadeiras orbitais formam uma boa equipe.

Lixadeiras de cinto e orbitais são lixadeiras, mas servem a propósitos completamente diferentes. O principal objetivo de uma lixadeira de correia é remover o material a granel, não fazer com que a madeira pareça boa - esse é o objetivo de uma lixadeira orbital. Quando você precisar remover um revestimento de superfície ou remover 1/8 de polegada ou mais de madeira, procure uma lixadeira. Quando precisar remover os arranhões deixados pela lixadeira, procure um orbital.

As tarefas pelas quais uma lixadeira de correia se destaca incluem:

  • Achatamento áspero: Seja um piso, uma escada, uma tábua de deck ou o topo de uma velha mesa de piquenique, uma lixadeira corta as colinas e vales causados ​​pela deformação.
  • Arestas de arredondamento: Uma lixadeira de correias funciona mais rápido do que qualquer outra coisa para arredondar as bordas de mesas, prateleiras e trilhos. Lixe sempre com o grão da madeira para evitar arranhões.
  • Decapagem: Uma boa maneira de evitar decapantes bagunçados é removendo a tinta com uma lixadeira e uma correia grossa.
  • Fixação de portas adesivas: Use uma lixadeira para tirar 1/8 de polegada da borda de uma porta que não fecha completamente.

Você pode executar algumas das tarefas acima com uma lixadeira orbital, mas isso pode levar pelo menos três vezes mais. Como move a lixa em pequenos círculos em vez de longitudinalmente entre um par de tambores, a lixadeira orbital é mais fácil de controlar. Use-o para estes trabalhos:

  • Alisando madeira: Nenhum carpinteiro pensaria em aplicar uma camada de acabamento em qualquer peça sem lixá-la primeiro com uma lixadeira orbital.
  • Bordas de ajuste fino: Passe uma lixadeira orbital ao longo das bordas curvas do trabalho de madeira plana para moldá-las com cuidado e dar uma aparência suave e acabada.
  • Preparando tinta velha: Se você estiver prestes a aplicar tinta fresca sobre a tinta existente, geralmente é uma boa idéia lixar a tinta antiga primeiro para gravar e alisar. A lixadeira orbital é a ferramenta para o trabalho.

Tipos de lixadeiras orbitais

Uma lixadeira para almofadas Home DepotA cabe na palma da sua mão, também conhecida como lixadeira.

Existem lixadeiras orbitais e depois lixadeiras orbitais aleatórias. Uma lixadeira orbital normalmente possui uma base quadrada, retangular ou triangular, e a base se move em um padrão circular que deixa riscos característicos na madeira. Uma lixadeira orbital aleatória, por outro lado, tem uma base redonda que também se move em um padrão circular, mas com essa lixadeira, a base também gira. Isso adiciona um elemento extra de aleatoriedade que praticamente elimina as marcas de redemoinho deixadas pelas lixadeiras orbitais. Isso torna a ferramenta um pouco mais difícil de controlar, mas aumenta sua eficácia. Isso faz com que a lixadeira orbital aleatória seja a lixadeira que você deve possuir - se você possuir apenas uma.

Não obstante a superior capacidade de lixamento de lixadeiras orbitais aleatórias, muitos marceneiros preferem a facilidade de uso de lixadeiras orbitais.

  • O menor, conhecido como lixadeiras encaixe na palma da sua mão e exija um quarto de folha de lixa padrão.
  • o orbital de duas mãos ainda está vivo e bem, embora seja mais leve e manobrável do que os de outros tempos. Leva meia folha de lixa.
  • Lixadeiras de detalhe são relativamente novos no mercado. São lixadeiras com uma base triangular que pode caber em cantos apertados e são perfeitas para repintura de móveis e marceneiros profissionais. A lixa se conecta à base através de um adesivo semelhante a velcro, fato que também é verdadeiro para algumas lixadeiras orbitais aleatórias.

Sanders ingressou no clube de ferramentas que funcionam com baterias. As baterias duram surpreendentemente longas, e a ausência de um cabo de energia facilita a manipulação das ferramentas e permite que elas sejam usadas longe de uma tomada. Uma lixadeira não faria seu trabalho se não aumentasse a poeira de lixamento, e muitas lixadeiras orbitais e de correia vêm com um saco coletor de pó. Mesmo assim, é melhor usar uma máscara de pó durante o lixamento.

Usando uma lixadeira elétrica

Não importa o que você esteja lixando, é uma boa ideia usar uma máscara contra poeira e proteção para os olhos.

Como um procedimento para trabalhar madeira, o lixar nem sempre recebe o amor que merece. É fácil deixar sua atenção cair durante o lixamento e, se você fizer isso, os resultados podem ser problemáticos, especialmente ao lixar madeiras macias, como pinho e cedro. No entanto, se você respirar, manter o foco e seguir algumas práticas recomendadas, quase qualquer lixadeira fornecerá ótimos resultados.

  • Lixe sempre com o grão da madeira. Isso é especialmente importante ao usar uma lixadeira de correia, mas também garante bons resultados ao lixar com um orbital. Os riscos deixados por qualquer lixadeira que se mova pelo grão quase sempre são visíveis.
  • Deixe a lixadeira fazer o trabalho. Você não precisa se acalmar. Fazer isso apenas dificulta o trabalho, e é a principal razão pela qual as lixadeiras às vezes deixam sulcos e vales. Exercer pressão suficiente para estabilizar a lixadeira e economizar o restante de energia para outras atividades.
  • Troque o papel com freqüência. Você pode estar se perguntando por que seu trabalho de lixamento está demorando tanto. Provavelmente é porque o papel está gasto ou encharcado. Troque o papel frequentemente para obter o máximo da sua lixadeira elétrica.
  • Use um leve toque nas curvas. As lixadeiras - especialmente as lixadeiras de correia - podem alterar a forma de uma curva se você permitir que a pesagem total repouse na área que você está lixando. Mantenha o controle total da lixadeira e até levante-a levemente, para evitar sulcos e depressões.

Pin
Send
Share
Send