Quando Sedum deve ser podado?

Pin
Send
Share
Send

Quando podar o sedum (Sedum spp.) É uma pergunta que não é respondida apenas com uma data simples. A poda da planta perene de floração, que cresce nas zonas de resistência de plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 3 a 10, depende do tamanho da planta, da variedade e de como você deseja que ela pareça. Um sedum compacto e de baixo crescimento requer poda de manutenção diferente de uma variedade alta e tardia.

Crédito: Taiftin / iStock / Getty Images Close-up de floração sedum

Antes de podar

Antes de podar o sedum, desinfecte as ferramentas de poda. As tesouras de poda são melhores para cortar plantas altas, enquanto as tesouras funcionam bem para comprimir ou cortar folhas. Após escovar qualquer sujeira das lâminas da ferramenta, desinfecte as lâminas de molho por pelo menos cinco minutos em um desinfetante doméstico. Após remover a ferramenta do desinfetante, lave as lâminas com água limpa e deixe-as secar antes de usá-las em suas plantas. Repita o processo de desinfecção antes de podar outra planta para evitar a propagação da doença.

Beliscar para a forma

Para incentivar a ramificação e baixo crescimento em plantas jovens, recomenda-se beliscar. Para beliscar a planta, use seus dedos ou tesouras de podar para remover o crescimento central da parte superior de um caule. Tome cuidado para não danificar os brotos ou pequenos conjuntos de folhas de cada lado do crescimento central; esses botões são onde a ramificação ocorrerá. Aperte as novas plantas quando tiverem cerca de 20 cm de altura. Você ainda pode beliscar até 5 cm depois que as flores começarem a aparecer, mas isso atrasará a floração. O resultado é sedum com mais crescimento horizontal, menos crescimento vertical e maior plenitude.

Poda no final da primavera

Uma poda mais severa é necessária para incentivar o arbusto em uma planta mais antiga que ficou com excesso de peso ou pernas. Para incentivar o crescimento de novas plantas e obter uma planta mais completa, reduza o sedum pela metade em maio ou junho. Novos brotos de flores se formarão nos caules cortados, para que você não sacrifique nenhuma das peças vistosas em nome de uma planta mais elegante. Escolha um ponto a meio caminho de um caule e logo acima de um conjunto de folhas para fazer o seu corte. Corte de maneira limpa o caule com tesouras de poda afiadas, tomando cuidado para não danificar o conjunto de folhas. Repita com cada haste até que o sedum tenha uma altura uniforme.

Poda no início da primavera

Algumas variedades de sedum alto, como "Alegria de outono" (Sedum x "Alegria de outono"), que cresce nas zonas 5 a 9 do USDA, florescem durante o inverno e precisam ser cortadas no final do inverno ou no início da primavera. Você pode cortar o sedum no inverno assim que as flores desbotarem ou a qualquer momento depois, até ver o verde espiando do chão na primavera. Corte toda a planta de volta ao nível do solo usando tesouras de poda ou quebre manualmente os caules ao nível do solo. Na primavera, o sedum ressurgirá das raízes.

Poda durante todo o ano

Alguns tipos de poda são necessários durante todo o ano. Isso inclui a poda do crescimento de plantas mortas e o corte de materiais vegetais doentes. Removê-las do sedum, como você as vê, ajudará a manter a planta com a melhor aparência, a mantê-la saudável e menos propensa a infestações por fungos ou insetos. Corte os talos mortos de volta à base do talo. Puxe as folhas mortas quando as encontrar. Remova partes doentes da planta para impedir que a doença se espalhe. Certifique-se de cortar o suficiente para deixar apenas material vegetal saudável. Faça o corte logo acima de uma folha para um novo crescimento. Não adubar materiais sedum doentes.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Suculentas - Sedum Rubrotinctum e sedum aurora variegata poda, replante, propagação e cultivo (Março 2024).