Como calcular o tamanho da parede com base em OD e ID

Pin
Send
Share
Send

A parte externa de um tubo é sempre maior que a parte interna. A diferença entre o diâmetro interno, ou ID, e o diâmetro externo, ou OD, é causada pela espessura das paredes. Ao calcular a diferença entre o diâmetro interno e o externo, é possível determinar o tamanho ou espessura das paredes do tubo. O processo utiliza matemática básica e não requer experiência prévia em encanamento ou conhecimento de tubulação.

A espessura de uma parede de tubo depende de sua finalidade e dos materiais a partir dos quais é construída.

Passo 1

Subtraia o diâmetro interno do diâmetro externo do tubo. O resultado é a espessura combinada das paredes do tubo em ambos os lados do tubo. Por exemplo, se o diâmetro externo for 6 polegadas e o diâmetro interno for 5 polegadas, o tamanho combinado das paredes do tubo oposto será de 1 polegada.

Passo 2

Divida a espessura total da parede do tubo por dois. O resultado é o tamanho, ou espessura, de uma parede de tubo. Por exemplo, se a largura total de ambas as paredes for de 1 polegada, o tamanho de uma parede será de 1/2 polegada - 1/2 = 1/2.

Etapa 3

Verifique se há erros revertendo os cálculos. Dobrar o tamanho da parede do tubo e adicioná-lo ao diâmetro interno. Se o resultado não for igual ao diâmetro externo, ocorreu um erro nos seus cálculos. Volte a realizar seus cálculos até que o erro seja resolvido.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: EP. 19 - DIMENSIONAMENTO DAS ARMADURAS EM VIGAS (Abril 2024).