Como fazer seu próprio condicionador de madeira pré-mancha

Pin
Send
Share
Send

A finalidade de um condicionador de madeira é selar parcialmente o grão de madeira poroso, que permite que a mancha de penetrar uniformemente e fornecer cor uniforme. Várias empresas fabricam condicionadores de madeira pré-mancha e a maioria das fórmulas exige uma grande concentração de solventes, como destilados de petróleo ou nafta, transportando um sólido dissolvido, como plástico de estireno ou resina alquídica. Se tal formulação parece muito complicado para misturar-se, uma simplificação nos termos podem ajudar: Um condicionador de madeira é basicamente um acabamento em madeira reduzida a uma consistência muito fina.

Como fazer seu próprio condicionador de madeira pré-mancha

O que o condicionador de madeira deve fazer

Considere o caso do pinheiro nodoso. Quando você aplica uma mancha sem antes aplicar um condicionador de pré-mancha, a mancha absorve profundamente no alburno e permanece na superfície dos nós rica em resina. Um condicionador de madeira embebe o alburno e impede blotching, assim que a cor global é mais uniforme, ainda que um pouco mais leve, porque a mancha não pode penetrar tão profundamente.

Quando a pulverização de verniz, os pintores de pulverização muitas vezes começam por uma lavagem de revestimento - um revestimento ultra-fina do mesmo verniz que utilizam para revestimento de acabamento. Um revestimento de lavagem análogo para um acabamento de verniz seria uma camada ultra-fina de verniz. O revestimento de lavagem, que é semelhante a um condicionador de madeira, faz uma diferença especialmente dramática em madeiras macias e madeiras duras com grãos irregulares, como bétula e nogueira. Permite que a mancha penetre com profundidade suficiente para colorir a madeira sem acentuar inconsistências no grão.

O que o condicionador de madeira não deve fazer

Enquanto um condicionador de madeira pode ter a mesma composição que um acabamento de madeira, que não é um revestimento, e não deve permanecer na superfície; é importante mergulhar profundamente na madeira. Uma vez que endurece e você arranha a madeira com uma lixa de grão 220, o condicionador deve ser quase imperceptível, embora possa escurecer um pouco a cor natural da madeira.

Fazendo seu próprio condicionador

É melhor tornar o condicionador de madeira mais fino à base de solvente do que à base de água; os acabamentos à base de água são complexos e a simples adição de água não será necessariamente um condicionador de madeira eficaz. Verniz, goma-laca e laca podem ser transformados em condicionadores de madeira, desde que você use o solvente apropriado.

O verniz deve ser reduzido com aguardente mineral ou aguarrás para servir como condicionador de manchas. Para goma-laca, use álcool desnaturado para afinar. Se você quiser usar verniz, tente verniz mais fino. Se a umidade estiver alta, use um diluente com uma taxa de evaporação lenta para evitar prender a umidade na madeira e causar nebulosidade.

A concentração real de acabamento depende do tipo de madeira que você está vedação, bem como o próprio fim, de modo que você pode ter a experiência em um pedaço de teste de madeira. Começar com uma solução de 50-a-50 de mais fino e acabamento, limpar alguma sobre a madeira, e deixá-la secar e aplicar mancha. Se a cor da mancha estiver muito clara ou se ela não penetrar, reduza o conteúdo dos sólidos adicionando mais fino. Use um peru para medir com precisão as quantidades.

Usando o Condicionador

O condicionador de madeira deve ser fino o suficiente para ser limpo com um pano, mas você também pode aplicá-lo com um pincel. A madeira deve ser lixada na hora e o condicionador deve ficar de molho rapidamente, embora seja necessário limpar o excesso. Dê tempo ao condicionador para endurecer, ou a mancha pode se misturar com ele e afundar mais fundo do que você deseja. Se você usou verniz para fazer o condicionador, aguarde durante a noite antes de manchar. Pode ser necessário derrubar o grão de madeira com uma lixa 220 antes de aplicar a mancha.

Pin
Send
Share
Send