Como instalar um ventilador de teto com fio vermelho

Pin
Send
Share
Send

Um ventilador de teto com uma luminária geralmente possui dois circuitos separados - um para o ventilador e outro para as luzes. Cada um deles tem um fio quente preto e cada um também deve ter um fio neutro branco e um fio terra desencapado, embora possa haver apenas um neutro comum e um terra comum para atender a ambos os circuitos. Se você deseja conectar o ventilador e as luzes para separar interruptores, precisará de dois fios quentes separados e a maneira mais fácil de fazer isso é passar três cabos condutores do ventilador para a caixa de interruptores. O fio quente extra neste cabo é vermelho. Tendo isso em mente, a sequência de fiação é direta.

Como instalar um ventilador de teto com fio vermelho

Verifique os fios e desligue o disjuntor

Se o cabo já tiver sido puxado através da parede e do teto da caixa de interruptores para a caixa do ventilador, você verá um fio branco, preto, vermelho e neutro na caixa do ventilador e verá os mesmos quatro fios no caixa de distribuição. Além disso, você verá outro fio preto, branco e neutro na caixa de distribuição. Estes são os fios do circuito. Antes de fazer as conexões, desligue o copo no painel principal que controla o circuito e teste o fio preto do circuito com um testador de tensão sem contato para verificar se está morto. Agora você está pronto para fazer o trabalho de fiação.

Ligar o ventilador e as luzes

Antes de conectar qualquer fio na caixa do ventilador, o ventilador deve ser instalado corretamente. Siga as instruções que acompanham o ventilador para fazer isso. Separe os fios dentro do gabinete do ventilador que atendem ao ventilador e aqueles que atendem à luz. Não importa qual dos fios quentes que levam ao comutador usado para conectar cada circuito, mas por convenção, o vermelho geralmente serve o ventilador e o preto as luzes.

Conecte o fio quente do ventilador ao fio vermelho do interruptor, usando um alicate para torcê-los juntos no sentido horário, depois enrosque uma tampa de fio para prendê-los juntos. É importante torcer os fios no sentido horário ou eles podem se separar quando você aparafusar a tampa. Conecte o fio quente da luz ajustada ao fio preto da mesma maneira. Torça todos os fios brancos e tampe-os e faça o mesmo com os fios terra. Agora você pode conectar o gabinete do ventilador à caixa elétrica e seguir em frente para fazer as conexões do comutador.

Ligar os interruptores

Você pode ter interruptores para controlar as luzes e a ventoinha, ou um ou ambos os interruptores podem ficar mais escuros. Não importa. O procedimento de fiação é o mesmo, embora os comutadores normalmente possuam parafusos terminais e o dimmer tenha fios. De qualquer maneira, aqui está a sequência de fiação.

Corte dois comprimentos de fio preto do mesmo calibre que o fio do circuito com cerca de 15 cm de comprimento. Torça esses dois fios juntamente com o fio preto do circuito e tampe-os para fazer um rabo de cavalo com dois fios. Conecte um desses fios a um dos terminais ou fios do interruptor do ventilador e o outro ao interruptor da luz. Conecte o fio vermelho do ventilador ao outro terminal do interruptor do ventilador e o fio preto ao interruptor da luz. Torça todos os fios brancos da caixa e tampe-os. Faça um rabicho do fio terra, usando dois comprimentos de 15 cm de fio desencapado, e conecte um fio terra ao interruptor do ventilador e outro ao interruptor da luz.

Aparafuse os interruptores na caixa e instale uma placa de cobertura. A fiação está completa agora. Ligue o disjuntor e teste os interruptores.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Ligação e funcionamento dos fios no motor do ventilador de teto (Abril 2024).