Diferenças entre concreto de cimento Portland e concreto de freixo

Pin
Send
Share
Send

O cimento Portland e as cinzas volantes podem ser ingredientes essenciais em misturas de concreto. Embora o concreto às vezes seja intercambiável com cimento, o concreto é na verdade uma mistura de uma base com materiais agregados maiores. Os agregados são tipicamente tipos diferentes de pedra, mas a base é geralmente o cimento Portland, uma mistura de argilas, elementos metálicos e minerais como cálcio e sílica. Embora o cimento Portland possa conter cinzas volantes, o concreto das cinzas volantes geralmente é feito com uma base de cinzas volantes completas, em vez de qualquer cimento Portland.

Origem

O cimento Portland é extraído e fabricado a partir de uma variedade de fontes. O cimento Portland não é um nome de marca e muitos fabricantes podem criá-lo com sua própria mistura de minerais. Muitos desses minerais são recuperados de minas de calcário ou outros processos de escavação, onde são processados ​​e misturados para criar cimento. As cinzas volantes são um tipo de resíduo recuperado da exaustão dos moinhos de carvão, onde as cinzas são contaminantes da fumaça.

Custo e uso

A cinza volante é fácil de usar e é reciclada a partir de um processo já em trabalho, tornando-o mais barato que o cimento Portland. Como o cimento Portland pode ter diferentes graus e deve ser fabricado com uma variedade de compostos, normalmente tem um preço mais alto. As cinzas volantes também podem ter graus diferentes, e seu preço baixo pode significar concreto de baixa qualidade se a mistura de cinzas volantes for muito grossa.

Liquidez

As cinzas volantes absorvem a umidade mais facilmente do que o cimento Portland. Se o concreto contiver uma grande quantidade de cinzas volantes, a água usada para criá-lo será absorvida mais rapidamente e a mistura de concreto se tornará mais espessa e mais resistente ao movimento. Este é um atributo negativo se o concreto precisar ser cuidadosamente moldado ou esculpido em padrões específicos.

Força

As mesmas qualidades que fazem com que as cinzas volantes absorvam a umidade mais facilmente do que o cimento também tornam as cinzas volantes mais fortes. O concreto criado com cinzas volantes tende a ser mais estável e exibe um grau mais alto de resistência geral do que o concreto feito com produtos tradicionais de cimento.

Pin
Send
Share
Send