Intoxicação por videiras e cães de glicínias

Pin
Send
Share
Send

As glicínias de tirar o fôlego (Wisteria spp.), No auge da floração, afastam o resto do jardim dos holofotes, enquanto suas videiras retorcidas desaparecem sob as cascatas da primavera ou do verão de flores perfumadas. Antes de plantar uma nova glicínia ou manter uma existente, considere duas coisas. As glicínias são consideradas invasoras em algumas partes de seu alcance crescente no Departamento de Agricultura dos EUA de 4 a 9, e são venenosas para pessoas e cães.

As videiras das glicínias podem cobrir casas inteiras.

Duplamente perigoso

Como criaturas naturalmente curiosas, os cães sentem um enorme prazer em cheirar e lamber as plantas nos quintais, jardins ou bairros. Mais do que cães adultos, os filhotes definem seu ambiente com a boca. Se o Fido é um bebê em fase de dentição ou sedativo, o envenenamento por plantas é uma possibilidade real. As videiras das glicínias estão entre as mais de 700 plantas tóxicas para ele, relata a Humane Society. A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais adverte que todas as partes das glicínias contêm dois tipos de toxinas.

Lectinas e Glicosídeos

Como outros membros da família das ervilhas (Fabaceae), as videiras das glicínias fixam nitrogênio ao solo com compostos que combinam bactérias, chamados lectinas. Quando seu cão mastiga sementes ou vagens de glicínias, as lectinas ingeridas passam do estômago para a corrente sanguínea, onde coagulam os glóbulos vermelhos. Mordidela qualquer parte de uma videira glicínia também expõe o seu cão ao glicosídeo tóxico wistarin. Engolir causa uma forte dor de estômago com possíveis náuseas, vômitos ou diarréia. Na pior das hipóteses, pode desidratá-lo a ponto de entrar em colapso ou deprimir severamente seu sistema nervoso central.

Protegendo seu animal de estimação

As chances do seu cão ter um encontro tóxico com uma videira de glicínias dependem de vários fatores. Um filhote de dentição que considera cada planta um possível brinquedo para mastigar tem mais riscos do que um cachorro mais velho que é indiferente à vegetação, exceto por uma mordidela ocasional de grama. A sua videira de glicínias é mais ou menos tóxica, dependendo da época do ano, idade, saúde e condições de crescimento. Mastigar e engolir uma folha de glicínia tem muito menos probabilidade de causar problemas ao seu animal de estimação do que consumir várias sementes. Se você está lidando com um cão que come plantas, a melhor maneira de evitar o envenenamento é remover a videira. Salvo isso, remova as flores assim que desbotam para impedir o desenvolvimento de sementes e vagens.

Primeira resposta

Se você encontrar seu cão comendo qualquer parte das glicínias, afaste-o da planta e chame seu veterinário, o Centro de Controle de Venenos da ASPCA ou outra linha direta de veneno para animais de estimação. Não tente tratá-lo sem orientação profissional.

Pin
Send
Share
Send