Como bonsai uma árvore de cedro

Pin
Send
Share
Send

Em seu habitat natural, os cedros (Cedrus) podem crescer mais de 50 pés de altura. Embora muitas vezes sejam espécimes grandes na natureza, os cedros fazem variedades adequadas para o cultivo e o treinamento como bonsai. O cedro do Líbano (Cedrus libani) e o cedro de Chipre são duas variedades que funcionam excepcionalmente bem para formar espécimes de bonsai.

Os cedros são bons exemplares para bonsai.

Passo 1

Comece com um jovem cedro com menos de 2 anos de idade. Colha uma muda do campo, se você mora em um local onde os cedros crescem selvagens ou compra uma de um viveiro. Pode ser necessário pedir esse filhote, pois muitos viveiros e centros de jardinagem não vendem estoque de cedro até que as árvores tenham vários anos de idade.

Passo 2

Transplante as mudas de cedro em uma panela de bonsai. Esses vasos especiais têm formas amplas e rasas que ajudam a restringir as raízes e incentivam o crescimento atrofiado comum na arte do bonsai. Examine a bola-raiz enquanto a tira do solo. Use tesouras de podar para cortar as pontas de qualquer raiz lateral que se enrole ao redor da raiz. Transfira o cedro para o vaso de bonsai, plantando-o em solo grosso e bem drenado, com alto teor de areia. Firme a superfície do solo na panela e espalhe uma camada de 1,2 cm de musgo de esfagno sobre a superfície.

Etapa 3

Podar seu cedro para começar a formar a forma desejada. Retire os galhos que crescem na metade inferior da árvore jovem. Corte o líder central no nível do ramo lateral mais alto. Podar os galhos ao longo do tronco para afinar os que crescem diretamente em frente a outros galhos, formando um tipo de efeito de escada ao longo do tronco. Deixe cerca de dois terços dos galhos restantes em um único lado da árvore, em vez de distribuí-los uniformemente por todos os lados. Essa técnica de poda é necessária para formar a característica baixa e abrangente comum na arte dos bonsais.

Passo 4

Corte um fio flexível e resistente que mede aproximadamente o dobro da altura do seu cedro. Pique uma extremidade profundamente no solo, perto da base da árvore. Com cuidado, enrole o fio ao redor do tronco do cedro. Torça o fio em forma de espiral, formando um ligeiro ângulo que puxa a parte superior do cedro em direção ao lado com mais galhos. Deixe esse fio no lugar por pelo menos o primeiro ano de crescimento.

Etapa 5

Coloque o seu bonsai em um local ensolarado dentro de sua casa. Regue-o profundamente a cada cinco a sete dias, aplicando água suficiente para produzir a drenagem dos orifícios no fundo da panela.

Etapa 6

Alimente o seu bonsai no início da primavera, usando um alimento vegetal formulado para árvores de cedro. Siga as instruções do rótulo, diluindo o fertilizante para acomodar o tamanho minúsculo da sua árvore.

Etapa 7

Aperte os novos galhos quando eles aparecerem no tronco, removendo apenas os brotos que impedem o amadurecimento do seu bonsai.

Pin
Send
Share
Send