Como propagar plantas menores de Vinca

Pin
Send
Share
Send

Vinca minor, ou pervinca comum, é fácil de propagar da divisão, estacas de caule e sementes. Dividir plantas estabelecidas é a maneira mais rápida de se propagar, mas se você quiser muitas plantas novas que colham estacas ou semeiam sementes, elas podem funcionar melhor.

Divisão

As hastes comuns da pervinca estão se arrastando e enraizando-se facilmente, o que as torna uma cobertura eficaz do solo para áreas parcialmente ensolaradas e sombreadas. Por se espalharem tão rapidamente, a pervinca pode se tornar invasivo, mas isso também torna fácil propagar novas plantas por divisão.

Como as plantas da pervinca florescem na primavera, divida-as no outono para que as plantas possam concentrar sua energia no crescimento das raízes e das folhas. Veja a previsão do tempo para encontrar um dia frio e nublado para dividir e depois regar bem as plantas um dia ou dois antes de planejar dividi-los.

Decida o tamanho de um grupo que deseja separar da planta principal e use tesouras de podar para aparar as hastes traseiras que estão no caminho e prenda as hastes que estão anexando sua divisão ao restante da planta.

Usando uma pá afiada, cavar todo o caminho em torno do grupo e levante-o. As plantas são de raiz rasa, para que você não precise cavar fundo. Plante a divisão imediatamente, no mesmo nível em que estava crescendo anteriormente. Firme o solo ao redor das raízes da planta e regue-o bem.

Estacas

As mudas de caule são outra maneira de propagar as plantas da pervinca. Tome mudas de um novo crescimento a qualquer momento durante a estação de crescimento. Regue a pervinca uma hora antes de fazer as estacas e use tesouras afiadas ou tesouras de podar para cortar a ponta de um caule sem flores. Faça cada corte de 2 a 6 polegadas de comprimento, com pelo menos três conjuntos de folhas. Depois de tirar as estacas, corte as folhas da metade inferior de cada corte.

Encha uma panela com uma mistura de raízes compostas de partes iguais de turfa e areia afiada ou perlita. Use uma panela com orifícios de drenagem. Regue a mistura e deixe escorrer antes de plantar as mudas.

Use um lápis para fazer um buraco na mistura de raiz, depois coloque o corte nesse buraco e firme a mistura de raiz ao redor do caule para que os nós inferiores onde você cortou as folhas fiquem cobertos. Você pode colocar várias mudas na mesma panela, desde que as folhas não toquem.

Cubra a panela com um saco plástico para manter a umidade, certificando-se de que o plástico não toque nas folhas. Deixe a bolsa parcialmente aberta para permitir a circulação de ar.

Coloque a panela coberta em uma área quente com luz solar indireta e regue conforme necessário para manter o solo úmido, mas não encharcado. Depois de duas a três semanas, as estacas devem ter raízes e você pode remover o saco.

Continue embaçando as estacas para mantê-las úmidas. Após alguns meses de crescimento, mova cada corte para uma panela maior ou plante-os no jardim, se não houver risco de geada e o clima não estiver excessivamente quente ou seco.

Sementes

Se você quiser mais algumas plantas da pervinca, é mais fácil pegar estacas ou dividir as plantas do que iniciar as sementes. Salve as sementes das plantas da pervinca se você possui híbridos patenteados e deseja experimente diferentes cores de flores e formas de plantas, ou se você deseja iniciar um grande número de plantas de uma só vez. Como somente a propagação assexual é proibida sob patentes, é possível propagar plantas híbridas a partir de sementes.

As sementes híbridas não produzirão plantas que se pareçam exatamente com o pai, o que significa que você pode obter uma variedade interessante de cores e formas das flores nas mudas. As sementes podem ser estéreis, então considere isso um experimento.

Observe as plantas da pervinca de perto enquanto as flores estão desaparecendo e as vagens de sementes começam a se desenvolver. Colete as vagens de sementes quando elas começarem a virar a testa, cortando-as da planta, uma cabeça de semente de cada vez.

Coloque as cabeças das sementes em caixas de papelão rasas e deixe secar por uma a quatro semanas. Depois que as vagens estiverem completamente secas, agite as sementes em um envelope de papel e identifique-as para armazenamento. Armazene em local fresco e seco até estar pronto para plantar.

Comece as sementes 10 a 12 semanas antes da data da última geada na primavera. Use uma mistura úmida de início de sementes para encher um recipiente raso com orifícios de drenagem e plante as sementes com 1/4 de polegada de profundidade para bloquear a luz. Pulverize o meio com água para assentar as sementes.

Mantenha a bandeja em uma sala escura ou pouco iluminada com temperaturas próximas a 77 graus Fahrenheit pelas próximas uma a duas semanas até que as sementes germinem e continue embaçando a bandeja para manter o solo úmido.

Depois que as sementes germinarem, mova a bandeja para um local com luz solar indireta e mantenha a temperatura acima de 70 F. Regue sempre que a mistura de sementes começar a secar. Transplante mudas para vasos individuais quando atingirem 10 cm de altura e plante-as no jardim depois que todo o perigo de geada tiver passado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Ixora, Ixora anãs (Abril 2024).