Como fazer uma mesa superior de resina epóxi

Pin
Send
Share
Send

As mesas de resina epóxi são instantaneamente reconhecíveis pelo acabamento com alto brilho e pela profundidade exclusiva de seu revestimento semelhante a vidro. Uma mesa de resina epóxi é durável e duradoura, tornando-a uma opção divertida e popular para projetos de casas e restaurantes. O recurso notável das mesas de resina epóxi é a capacidade de selar objetos e recordações dentro da resina epóxi, permitindo que você crie uma tabela exclusiva que mostre seus interesses e hobbies. Você pode personalizar uma mesa de resina epóxi com conchas, fotos, peças de joalheria, carimbos e até tecido.

Como fazer uma mesa superior de resina epóxi - Cicek / iStock / GettyImages

Área de superfície limpa

Selecione uma mesa ou espaço com pernas resistentes. A resina epóxi acumulada será pesada e requer suporte substancial. Limpe a mesa de qualquer sujeira, poeira ou manchas. Os detritos serão presos com o epóxi se não forem limpos com antecedência.

Prepare o espaço para trabalhar

Aplique fita adesiva na parte inferior da mesa, ao longo da borda, para proteger a parte inferior da mesa de pingos. Coloque os jornais embaixo da mesa para pegar gotas.

Decore e faça seu design

Use uma pistola de cola quente para fixar seus itens decorativos à mesa. Verifique se os itens estão arrumados e limpos antes de colá-los. Depois que os itens são colados e selados, eles não podem ser movidos; portanto, escolha seu local com cuidado.

Selo com cola

Sele a mesa e os itens decorativos com uma mistura de quatro partes de cola branca para todos os fins em uma parte de água. Pinte a mistura sobre a mesa e deixe pelo menos quatro horas para secar. O revestimento selante deve estar completamente seco, sem manchas de umidade, antes de prosseguir para o revestimento de resina epóxi.

Preparar com segurança a resina epóxi

Abra as janelas para fornecer ventilação. Coloque luvas de proteção antes de trabalhar com a resina epóxi.

Misture a resina epóxi de acordo com as instruções do fabricante. A quantidade varia, dependendo do tamanho da mesa e da quantidade e tipo de objetos que você está incorporando na resina. Use as diretrizes de cobertura fornecidas pelo produto de resina epóxi para determinar a quantidade a misturar.

Espalhe uniformemente a resina epóxi na superfície

Despeje a resina epóxi mista uniformemente sobre a mesa. A maioria das resinas epóxi será derramada com uma espessura de 1/16 de polegada a 1/8 de polegada. Use o bastão de mistura para mover a resina epóxi sobre a superfície da mesa até que a mesa tenha uma camada uniforme. Alise a resina epóxi ao longo das bordas da mesa com o bastão de mistura.

Remover bolhas de ar

Observe se há bolhas de ar que possam surgir nos próximos 30 minutos. Remova as bolhas de ar soprando suavemente sobre elas através de um canudo ou segurando uma tocha de propano a pelo menos 15 cm da superfície e movendo-a rapidamente sobre a superfície. Use um palito de dente para estourar as bolhas que restarem.

Raspe o excesso de resina

Aguarde até que a resina epóxi comece a engrossar antes de raspar o excesso. Use abaixadores de língua ou uma colher de plástico para raspar o excesso de resina epóxi da borda inferior da mesa. Você pode usar acetona para remover a resina epóxi úmida, se houver algum erro ou derramamento.

Crie uma barraca protetora

Proteja a mesa contra poeira. Suspenda uma lona, ​​lençol ou pano grande sobre a mesa usando cadeiras altas posicionadas em torno da mesa para ancorar a lona e segurá-la na superfície da mesa.

Siga os tempos de secagem

Deixe a resina epóxi curar pelo tempo recomendado pelo produto. Aplique camadas adicionais de resina epóxi, seguindo o processo de aplicação, até atingir a espessura desejada.

Remova a fita e a areia ao secar

Remova a fita adesiva da parte de baixo da mesa após a camada final de resina epóxi ter curado. Remova todos os gotejamentos restantes com uma lixa de 200 grãos.

Pin
Send
Share
Send